quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

OAB/RS apresenta Plano de Valorização da Advocacia



Gabriela Barcellos
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) espera que 2017 seja um ano marcado pela valorização da advocacia. Com esse objetivo, o presidente da seccional Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, apresentou um Plano de Valorização da Advocacia, durante reunião do Conselho Pleno da entidade. São 21 medidas, que incluem ações de combate à publicidade irregular, respeito aos honorários e intensificação de trabalhos na área das prerrogativas, entre outras.
Antes de apresentar as medidas, Breier destacou que se trata de um trabalho a ser desenvolvido ao longo de toda sua gestão frente à OAB/RS e que teve como base o diálogo com os advogados. “Estaremos ao lado dos colegas, pois vivemos, no País, um momento muito difícil e precisamos fortalecer o advogado, profissional que tem o papel de assegurar a Constituição e a democracia”, declarou.  “Todas as nossas ações foram construídas a partir da experiência e conversas que tive com os colegas nos Foros e nas idas ao Interior, assim como em respostas a nossa pesquisa. Formamos um perfil da classe e do que a advocacia espera da sua instituição”, completou. As ações são focadas e reverterão em benefícios e melhorias diretas para os advogados a partir de março. Conheça as 21 ações do Plano de Valorização da advocacia:
Por um Judiciário mais ágil
Nesta ação, a OAB/RS fará uma pesquisa com os advogados para reconhecer quais as Varas mais morosas do Estado. A partir desse levantamento, irá apresentar os dados ao Judiciário Estadual. Da mesma forma, apresentará sugestões para melhorias no Tribunal, tendo como base modelos de Varas que apresentam eficiência na tramitação processual.
Respeito à advocacia trabalhista
OAB/RS promoverá atos contra o desrespeito à advocacia trabalhista e contra a interferência de magistrados na relação entre o advogado e seu cliente. Irá ao CNJ e tomará as medidas judiciais necessárias para combater violações às prerrogativas dos profissionais.
Atendimento prioritário no INSS
A OAB/RS buscará a edição de um ato normativo em todas as agências do INSS visando o atendimento prioritário ao advogado, conforme decisão judicial recente no TRF4.
Respeito à advocacia criminal
A OAB/RS visitará as delegacias e presídios para ouvir os advogados e verificar as condições de trabalho dos profissionais. Irá buscar a instalação de Salas para os advogados junto às Delegacias.
Piso da advocacia
Por meio de estudo elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Piso Salarial, a entidade enfrentará o tema, ainda neste semestre, para estabelecer um piso ético aos jovens advogados e advogados correspondentes.
Blitz pela ética
A OAB/RS promoverá blitze em escritórios que realizam publicidade irregular. No local, haverá a advertência da Ordem para o tema e a interdição de ações fora do Código de Ética.
Combate ao exercício ilegal da advocacia
A OAB/RS ingressará com notícia-crime contra a prática ilegal da advocacia.
Plantão 24h das prerrogativas
A OAB/RS fortalecerá o canal das prerrogativas, que já conta com um telefone de plantão para atender os advogados em todo o RS em caso de violação das prerrogativas. TELEFONE: 051.981707556.
Observatório dos honorários
A OAB/RS fortalecerá o Observatório do Novo CPC, ingressado judicialmente nas decisões em que houver aviltamento dos honorários advocatícios.
De colega para colega
Nesta ação, a OAB/RS visitará os escritórios da Capital e do Interior para ouvir e se aproximar dos advogados.
Interiorização da OAB
Nesta ação, a OAB/RS percorrerá as subseções regionais ao longo de 2017. Nos encontros, serão expostas as principais demandas da advocacia local.
OAB Móvel
Nesta ação, o presidente da OAB/RS estará, uma vez por mês, nos foros da Capital e do Interior conversando com os advogados e levando os serviços da OAB/RS.
Aplicativo OAB/RS
A OAB/RS lançará o app com os principais serviços da entidade para facilitar a consulta do advogado. Entre as opções, terá o Plantão das Prerrogativas - com manual das prerrogativas, Notas de Expediente, Cursos, Horário das Vans, Convênios, Tabela de Honorários, Consulta de Advogados, Denúncia contra a Publicidade Irregular, Endereço das Salas e Subseções e notícias.
ESA
Trazer novas temáticas de cursos de aperfeiçoamento: Português Jurídico será um deles. Levar o nome da ESA ao interior (+ ESA Interação): cursos mais regionalizados para os advogados das subseções. Cursos práticos e debates sobre a valorização da advocacia. Cursos de como gerir e administrar escritórios de advocacia. Mais ESA Mais Cultura – Valorizar advogados artistas. Trazer exposição de esculturas, pinturas, sarau de poesia e shows. Disponibilizar o curso de processo eletrônico atualizado para o novo Portal do Aluno da ESA no formato EAD. ESA Boas-Vindas: disponibilizar mais cursos e materiais para os advogados ingressantes na OAB/RS.
Consciência previdenciária
Por meio de parceria do OABPREV-RS com a Escola Superior da Advocacia, serão promovidos cursos para elevar a consciência previdente da advocacia.
Efetividade no processo eletrônico
Será intensificado o diálogo com os Tribunais para exigir a efetividade e o funcionamento pleno do processo eletrônicos.
CAA/RS
Implementar investimento material junto às subseções e salas da OAB/RS, no Interior e na Capital, de modo a investir em condições dignas para o exercício da advocacia; imunizar advogados do vírus H1N1, vacinando advogados e dependentes com vacinas recomendadas pela OMS, ao menor preço praticado no mercado; ampliar o atendimento médico e odontológico prestado pela CAA/RS no interior do Estado, onde houver demanda, através de estrutura própria ou mediante a contratação de terceiros; fomentar os delegados a buscarem maior número de convênios, de modo a devolver à advocacia o investimento que faz mediante o pagamento da anuidade; em conjunto com a CEDTI, ofertar cursos de capacitação para o processo eletrônico, aliando a teoria à prática, em cursos presenciais, em que a CAA/RS disponibilizará à Comissão o CIID, junto ao Sistema OAB Unidade Trend; valorizar a fotografia como instrumento de lazer para os advogados, realizando concurso fotográfico para a elaboração de calendário 2018, com o tema bem-estar (eixo do Projeto Previne da CAARS); valorizar o esporte como instrumento de lazer e união da classe, proporcionando rústicas e campeonatos na área de interesse da advocacia; no segundo semestre, disponibilizar, gratuitamente, software para gestão de escritórios, em que o advogado poderá organizar digitalmente todas as suas atividades; manter o investimento no que tange às notas de expediente; fomentar ações focadas na saúde e bem-estar dos advogados e seus dependentes, de forma gratuita ou a preços diferenciados.
Fale com o presidente
O presidente da OAB/RS estará ao vivo, pelas redes sociais, falando com os advogados sobre um tema proposto. Integrantes de Comissões também participarão do canal.
Reconhecimento da classe pela sociedade
Produção de pequenos filmes e áudios, mostrando o valor do advogado para o cidadão. Relato de casos reais em que o profissional consegue a efetivação da Justiça. Humanizar a profissão do advogado, promovendo a identificação do público com as histórias contadas. Ação de mídia em massa nas rádios da Capital e Interior, TV popular, jornais, sites e colunistas.
Comunicação interna
Nesta ação, os colaboradores da OAB/RS serão motivados a sugerir ações para valorizar o advogado de acordo com o seu núcleo. Além disso, serão promovidos treinamentos para qualificar o atendimento ao advogado.
Plano de comunicação
Engajar os advogados através de conteúdo no Facebook, E-mail Marketing, Twitter, Instagram, WhatsApp. Troca da foto de perfil e capa com a marca da campanha. Todo o material da Campanha contará com um site próprio com todos os materiais e informações.

0 comentários: