quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ronnie viabiliza UPA com Centro de Especialidades

Ontem, 1/2, o prefeito Ronnie Mello, esteve em Porto Alegre, acompanhado do secretário de Governo, Paulo Fossari, onde participou de uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado. O objetivo era tratar a respeito da situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Uruguaiana e a possível reativação da mesma. “A vinda aqui na capital foi uma audiência, previamente agendada, para buscar uma solução definitiva para o assunto, tendo em vista que a saúde é uma das áreas que mais sofrem atualmente”, comenta Fossari.
Estiveram presentes nesta reunião, o deputado estadual Frederico Antunes e também seu chefe de gabinete, Ernani Ruschel, o secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis,  bem como técnicos responsáveis pelas UPA no Estado.
Na oportunidade, foi discutido o que seriam feitos com os equipamentos, adquiridos com recursos do Estado, caso a abertura da UPA não fosse possível. Por outro lado, o Executivo Municipal também estaria tratando desta questão com o Governo Federal, onde o aporte para construção da obra foi de R$ 2 milhões.
No entanto, após conversas, foi apresentada uma sugestão entre os presentes, que seria montar na estrutura que já está pronta, tanto a UPA quanto também um centro de especialidades. Ronnie comentou sobre o fato “no entendimento do secretário João Gabbardo dos Reis não tem porque a gente fazer a devolução de valores e/ou equipamentos. Foi-nos dada a ideia de unir as duas necessidades – UPA e Centro de Especialidades”, disse.
UPA
A ideia seria abrir o local nos moldes da última portaria do Governo Federal, que é de flexibilização de funcionamento e capacidade operacional. Dessa forma, a UPA de Uruguaiana funcionaria com o número mínimo de médicos exigidos - que é de dois médicos - pelo Ministério da Saúde, e realizando 2.250 atendimentos mensais. Neste caso, as verbas tanto para atendimentos e manutenção viriam do Governo do Estado e Governo Federal.
Centro
Junto e paralelamente, também funcionaria o Centro de Especialidades, que já é um desejo da Secretaria de Saúde do município. “Aproveitaríamos os equipamentos que lá estão, como Raio X, mamógrafo, entre outros, comentou Ronnie”. Para o custeio do Centro, as verbas seriam oriundas do SUS.
Ronnie comenta que esta não foi ainda uma decisão final a respeito da situação da UPA de Uruguaiana. “Essa é uma hipótese. Queremos achar uma solução tão logo possível para o funcionamento da UPA”, salienta.

0 comentários: