quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Registrados 44 focos de Aedes Aegypti em Uruguaiana

A proliferação do Aedes Aegypti em Uruguaiana tem alertado a Vigilância Sanitária do município. Somente no primeiro mês deste ano, foram detectados 44 focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o supervisor da equipe de agentes de endemias do município, João Paulo Soares, 18 focos foram encontrados no centro da cidade, 14 no bairro Mascarenhas de Moraes (Marduque), um caso no bairro do Aeroporto, outros seis na Estação Aduaneira, três casos no bairro Bela Vista, e na Vila Júlia, outros dois foram registrados.
 Os focos foram encontrados durante visitas dos agentes, em 27 imóveis. Na cidade, há 165 pontos considerados estratégicos, entre borracharias, sucatas, transportadoras e também no cemitério. Os pontos estratégicos podem ser considerados locais preferidos para a desova da fêmea do mosquito, justamente porque existe concentração de materiais que possam se tornar possíveis criadouros. Esses lugares são visitados quinzenalmente pelos agentes de endemias.
Amanhã, 3/02, e também na próxima sexta-feira, 10/02, haverá um mutirão de limpeza em um dos quarteirões da Marduque que possuem mais focos. A ação começa às 8 horas e 30 minutos e conta com a participação de 30 soldados do Exército Brasileiro e agentes de endemias.

Todo cuidado é pouco
Tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Além disso, cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas; limpe ralos e canaletas externas; e deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.

0 comentários: