sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Uruguaiana tem mais inscritos na educação infantil do que vagas disponíveis

Karine Ruviaro

Em 2016, a prefeitura de Uruguaiana ofertou 4435 vagas na educação infantil. Neste ano, ao total, mais 1460 novas vagas foram abertas – sendo 1012 nas creches municipais e 448 na pré-escola. Entretanto, o número de inscritos excedentes na creche e pré-escola foram respectivamente, 598 e 138 alunos. 
Segundo a chefe do setor de educação infantil do município, Nara Garcia, o município está estudando possibilidades para garantir a educação a todos. “Uma radiografia das zonas com alunos excedentes está sendo feita, visando organizar novas turmas para que nenhum inscrito fique sem vaga. Temos que priorizar principalmente os alunos da pré-escola, que tem direito garantido por lei, afirma Garcia”.
Quanto à acomodação, a quantidade de alunos por turma varia conforme os metros quadrados da sala de aula e a idade das crianças. Garcia salienta que a condição de trabalho com eles é um dos principais métodos utilizados na distribuição de aluno por turma. “Em duas salas de mesmo tamanho, por exemplo, caberiam 20 alunos. Entretanto, se estivermos falando em estudantes de diferentes faixas etárias em cada sala, é visto que aqueles de maior idade necessitariam de mais espaço. Dessa forma, a turma seria reduzida”.
Um novo período de matrículas será aberto no dia 01/03, onde os pais que já tem seus filhos inscritos em uma das 14 escolas municipais de educação infantil existentes na zona urbana de Uruguaiana, poderão se inscrever em outras. “A busca geralmente ocorre por escolas próximas as suas residências ou trabalho”, comenta a chefe do setor.
Além das 14 escolas de educação infantil já existentes, Uruguaiana, ganhará mais um reforço. Segundo o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz “tão logo assumimos, já autorizamos a construção do prédio novo para abrigar a Escola de Educação Infantil Tia Nina, no Bairro Francisca Tarragó, em parceria com o Governo Federal”, comenta. A escola irá atender aproximadamente 200 crianças.
Rio Grande do Sul
No final do ano passado, um levantamento - que corresponde a 2015 - mostrou que o Estado precisa gerar ainda, mais de 156 mil vagas de educação infantil. Os últimos dados apresentam uma radiografia do ensino infantil no estado, com comparação ao Plano Nacional de Educação (PNE). Já no levantamento de 2015 - relativo ao período de 2014 - do Tribunal de Contas do Estado (TCE) o número era bem pior, com a falta de 172 mil vagas. Apesar da pequena melhora, o problema continua.
De acordo a pesquisa são necessárias 89.849 novas vagas em creches e 66.642 novas vagas na pré-escola. Somando ambos, o número chega a 156.491 vagas. Das 497 cidades gaúchas, apenas 147 já atingiram a meta estabelecida de atendimento. Conforme essa meta, 50 % das crianças de 0 a 3 anos devem estar frequentando a educação infantil. Em relação à faixa etária de 4 a 5 anos, apenas 94 municípios (18,95%) alcançaram o que foi estabelecimento pelo PNE.
Atualmente, o Rio Grande do Sul está no 7º lugar no ranking de atendimento de matrículas na educação infantil no Brasil. Em 2015, o Rio Grande do Sul ocupava a 10ª posição na listagem nacional.

0 comentários: