terça-feira, 29 de novembro de 2016

Flagrante: Piscinas são criatórios de mosquitos


Daiany Mossi

Apesar de Uruguaiana estar entre as cidades com o maior número de focos de dengue registrado no ano de 2016, a prevenção parece não ser levada a sério por parte da população.
Além da falta de limpeza de pátios no centro da cidade e em áreas afastadas, dos mini-lixões formados pela comunidade, a falta de manutenção e limpeza de piscinas torna-se um alvo fácil para o mosquito da dengue.
No final de semana, o Jornal CIDADE flagrou uma triste situação no Sá Viana Futebol Clube. Das quatro piscinas existentes no local, três encontram-se abandonadas com água parada e sem manutenção.
O cenário é típico para a proliferação do mosquito Aedes-Aegypti, transmissor da Dengue e do Zika Vírus e que conforme especialistas, se reproduz em água parada, limpa ou suja.
“Quando chega o verão, a mesma cena se repete todos os anos: o aumento dos casos de dengue no país. É nesta época que o mosquito transmissor do vírus da doença, o Aedes aegypti, encontra o ambiente ideal para sua reprodução. As larvas do mosquito são incubadas em locais com presença de água parada. São medidas simples, como evitar deixar água parada em vasos de plantas e pneus velhos, por exemplo. Reservatórios como caixas de água e piscinas também devem ficar tampados e cobertos”, diz Renato Grinbaum, infectologista paulista.
O mosquito da dengue é menor e mais escuro que o pernilongo comum e possui listras brancas no corpo e nas patas. Após a picada, os vírus caem na corrente sanguínea, invadem as células do organismo e começam a se reproduzir. Geralmente, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito.
A fiscalização à residências, pontos comerciais e áreas de risco é competência da Secretaria de Saúde de Saúde, através do setor de Endemias. Tentamos contato com a responsável pelo setor de Epidemiologia, Marciria Lamberti, mas não obtivemos sucesso, já que o seu expediente encerra às 14h. A secretária de Saúde, Jeniffer Avila também foi contatada, mas o seu telefone funcional esteve desligado durante todo o dia.
Em contato com a diretora do Sá Viana, Maria de Graça Pereira, ela informou que as piscinas estão sendo limpas esta semana, pois a temporada de verão terá início na próxima segunda-feira, 5/12.

0 comentários: