terça-feira, 29 de novembro de 2016

Executivo apresenta projeto final da Avenida Beira Rio


Gabriela Barcellos

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic) e a empresa 3C Arquitetura, vencedora do processo licitatório para elaboração do projeto de construção da Avenida Beija Rio, organizou uma audiência pública na última sexta-feira, 25/12, para apresentação do projeto final de construção do empreendimento.
A apresentação institucional do projeto ficou a cargo do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic), Jorge Prestes Lopes, que ressaltou a importância da construção da Avenida Beira Rio para o município. Já a apresentação técnica ficou a cargo do arquiteto Tiago Holzmann da Silva, de forma bastante prática e didática. De acordo com Prestes Lopes, depois de vários meses de trabalho e três audiências públicas para coleta de sugestões da população, este já é o projeto final. Ele também ressaltou que este é o primeiro projeto técnico para construção da Avenida Beira Rio da história de Uruguaiana. “É o primeiro projeto de fato, com dados técnicos, com planilhas de custo, estudos de solo, vegetação, entre outros. O que havia até o momento era um Layout, uma ideia que foi colocada no papel em forma de desenho, mas o projeto nunca existiu”, explicou.
Ao todo, a Avenida Beira Rio custará R$ 22 milhões, mas conforme o Secretário foi projetada possibilitando a construção modulada, de acordo com a captação de recursos. A expectativa do Poder Executivo é captar recursos para realização da obra junto ao Ministério do Turismo, Ministério dos Esportes e Ministério das Cidades, além de emendas parlamentares. “Recentemente, a empresa responsável projeto desenvolveu um semelhante em Foz do Iguaçu e, o arquiteto Thiago Holzmann nos fez esta sugestão também, considerando o fato de estamos em área de fronteira”, comenta Prestes Lopes.
O projeto inclui várias atividades de turismo, lazer e esportivas, inclusive turismo e esporte náutico. Entre outros, haverá um píer para atracação de embarcações, três rampas – Marinha, Martin Pescador e Clube Tamamdaré – pista de caminhada, ciclovia e pista de trafego de veículo, ao longo da orla do Rio Uruguai. A Avenida Beira Rio tem início da Rua Treze de Maio e se estende até a Rua Tiradentes, um total de 1,1 mil km.

0 comentários: