quarta-feira, 17 de agosto de 2016

IGP anuncia abertura de coordenadoria em Uruguaiana


Gabriela Barcellos

O governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB) assinou ontem, 15/8, a autorização para abertura de concurso público para contratação de 106 novos servidores para o Instituto-Geral de Perícias (IGP). São 35 vagas para perito criminal, 35 para médico-legista e 36 para técnico em perícias. Sartori diz que a abertura do processo representa a “recomposição parcial do quadro de pessoal, atendendo a uma demanda do instituto”.
O reforço no efetivo do órgão é uma das ações do pacote de medidas da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado em junho, e traz para Uruguaiana uma ótima notícia. De acordo com o diretor-geral do IGP, Cleber Müller, o ingresso dos novos profissionais possibilitará a abertura de uma coordenadoria em Uruguaiana, uma demanda antiga. Ele diz que a expectativa é de as provas sejam aplicadas ainda neste ano pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) “Essa recomposição emergencial do quadro de pessoal vai representar o aumento da produtividade do IGP. Além disso, vamos suprir carências em todas as regiões e abrir mais três coordenadorias nos municípios de Santa Cruz, Erechim e Uruguaiana, e reabrir a coordenadoria de Osório”, disse. As informações quanto ao número de profissionais a ser destacado para Uruguaiana, bem como os serviços a serem oferecidos pela coordenadoria ainda não foram anunciados.
A criação, porém, é vista de forma positiva e pode dar fim a problemas históricos. Atualmente o município conta com apenas um posto e, cada vez que o trabalho dos peritos criminais se faz necessário, é preciso acionar a equipe de Santana do Livramento, retardando o procedimento em pelo menos três horas. “A criação de uma coordenadoria, mesmo que fiquem vagas abertas, é muito positiva”, diz o delegado de Polícia Civil Enio Tassi. “Depois de a coordenadoria estar instalada, qualquer profissional em falta, podemos pleitear com maiores chances de conseguir”, completa.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, trata-se de um investimento de R$ 166,9 milhões, mesmo num momento de dificuldade nas finanças públicas. “A perícia é essencial para a percepção criminal e hoje é um dia significativo para a modernização da perícia e aquisição de equipamentos. Estamos atendendo os interesses da sociedade, que é ter serviços de qualidade”, afirmou.

0 comentários: