quinta-feira, 21 de julho de 2016

Ponte Internacional receberá investimentos para receber Corredor Bioceânico

Daiany Mossi

A Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres deve receber investimentos nos próximos anos. A informação foi dada pelo secretário dos Transportes (ST), Pedro Westphalen, durante a Jornada Corredor Bioceánico Central y La Hidrovia Paraguay-Paraná que ocorreu nesta semana, na sede do governo da província de Santa Fé, na Argentina.
A jornada foi dividida em dois painéis, sendo que o primeiro amparou temas sobre os desafios do transporte e a produção da Região Central argentina; o segundo, tratou da infraestrutura e intermodalidade para o desenvolvimento dessa região. Outros temas em análise foram a aproximação da Região Central da Região Norte Grande Argentina, o desenvolvimento do transporte hidroviário nacional e a otimização das infraestruturas de cooperação com as instâncias do governo argentino.

Corredor Bioceânico
O Corredor Bioceânico será uma rota rodoviária alternativa na América do Sul, que permitirá a comunicação interoceânica entre o Pacífico e o Atlântico. O traçado possui 2.472 quilômetros, iniciando na IV Região de Coquimbo, Norte do Chile, passando pelas províncias argentinas de San Juan, La Rioja, Córdoba, Santa Fé, Entre Rios e Corrientes, até chegar a Porto Alegre.
A efetivação da rota, conforme o secretário, depende da construção de um túnel no Passo da Água Negra, sob a Cordilheira dos Andes, que ligará o Chile e a Argentina - obra orçada em US$ 1,4 bilhão, com previsão de início ainda em 2016 e de melhorias na Ponte Internacional. que liga o município argentino de Paso de Los Libres a Uruguaiana. A previsão de conclusão do corredor é de 14 anos.

0 comentários: