quarta-feira, 6 de maio de 2015

Jovem de 23 anos sofre AVC e família doa órgãos

Em meio à dor, a família de uma jovem de 23 anos respeitou a sua vontade e doou seus órgãos na última quinta-feira, após a sua morte.
A família da jovem uruguaianense Camila Pinheiro Ribeiro autorizou a captação por parte da equipe da Central de Transplantes do Estado de seu fígado e rins. A jovem faleceu vítima de Acidente Vascular Cerebral, após permanecer internada na UTI do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Ela jamais apresentara qualquer quadro de problemas médicos, segundo relato do seu marido, Carlos Antônio Nunes dos Santos, 25 anos. Ao sentir uma dor de cabeça, buscou atendimento médico. Sem solução para a dor, ela foi internada no início da semana passada, já com um quadro de perda de movimento do lado esquerdo do corpo.
Em Uruguaiana, o trabalho de captação de órgãos vem alcançando importante momento, por conta das doações. Apesar de serem números ainda pequenos em proporção, representam ao mesmo tempo um grande avanço se comparados ao que vinha acontecendo.
Em 2014, foram realizadas quatro captações de órgãos no hospital. Nos primeiros quatro meses de 2015, já foram realizados dois procedimentos para captações de fígado e rins. Um deles na semana passada.
Trabalharam na captação dos órgãos os técnicos em enfermagem Jocelaine Dias, Rubia de Souza, Jocelaine Medeiros e Marco Antônio Barros; as enfermeiras Adriana Prause, Glaucia Fenner, Andrise Porto Alegre, e a secretária Giliane Suarez. Ainda estiveram envolvidos no procedimento os médicos da Central de Transplantes Rafael Dornelles, Juliano Martini e Guilhermo Kiss. O médico Luiz Fernando Cibin coordenou o trabalho em Uruguaiana até a chegada da equipe médica de Porto Alegre.

0 comentários: