quarta-feira, 6 de maio de 2015

Edição 2445 - Painel

Basqueteiros em foco
O final de semana teve o VIII Encontro dos Basqueteiros, evento que reúne atletas da modalidade que atuaram em clubes e escolas do município desde os anos 60 até a atualidade. Além dos basqueteriros uruguaianenses, houve a participação de outras cidades do Estado: Porto Alegre, Eldorado do Sul, Caxias do Sul, Tramandaí, Feliz, Novo Hamburgo, Santa Maria, São Leopoldo, Santo Augusto, Passo Fundo, Pelotas, Nova Petrópolis; e de outros estados: Bahia, Minas Gerais, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Tocantins e Distrito Federal.

Noite da Pecuária I
Aconteceu ontem, a 14ª Noite da Pecuária – projeto realizado pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Sindicato Rural de Uruguaiana, com o objetivo de integrar o campo e a universidade e criar um ambiente de discussão de qualidade. O evento ocorreu na Pastoril.

Noite da Pecuária II
A primeira palestra da noite foi “Tecnologias aplicadas à bovinocultura de corte na Fronteira Oeste do RS”, a cargo do engenheiro agrônomo Antônio Queiroz. Logo depois, o professor de medicina veterinária da Unipampa – Uruguaiana, Tiago Gallina, falou sobre “Como resistir a verminose ovina”.

Dança
A professora de dança, Maria Eugênia Ramos ministra aulas de balé, no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, para meninas com Síndrome de Down. As aulas acontecem aos sábados pela manhã.

CPI
Nesta semana, a CPI da Água deverá reunir-se novamente, e ouvir novos depoentes. O primeiro a ser convocado deverá ser o ex-secretário de Governo de Luiz Augusto Schneider.
Desenho
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Desenho e Pintura Realista, ministrada pelo pintor Alejandro Arnutti, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 21h. a oficina é gratuita.

Mudança
Schneider segue com a política de economizar recursos a partir da desocupação de imóveis alugados pelo município. Dessa vez foi o Arquivo Geral do Município, que há anos ocupava um local locado, gerando custo de R$ 28,5 mil por ano, foi transferido para um dos galpões da Prefeitura, localizados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cabo Luiz Quevedo, que foi desocupado e passou por reforma para atender a nova função.

Vice I
Com o embarque de José Clemente no bonde do Schneider, aumentaram as especulações em torno da vaga de vice-prefeito, antes disputada apenas por Rogério de Moraes e Jorge Lopes.

Vice II
Rogério já abandonou a carreira e quer mesmo voltar à Câmara. Em seu lugar corre hoje o secretário de cultura, Rubens Montardo, fortalecido pelo próprio Schneider como seu único articulador político.

Vice III
Descartada mesmo está a atual vice-prefeita, Neraí Kauffmann, cuja única incumbência na atual administração são as praças e jardins.

Agasalho I
Está aberta até o dia 12/5 a Campanha do Agasalho. As doações podem ser feitas diretamente na secretaria de Ação Social e Habitação, na Casa do João de Barro, localizada na Praça do Barão, e pela telebusca através do 3411 1000.

Agasalho II
A Secretaria também está buscando empresas e entidades que queiram apoiar a campanha, atuando como ponto de coleta.

Violão
A secretaria de Cultura está disponibilizando a Oficina de Violão, gratuitamente. As aulas acontecem nas terças e quartas-feiras, das 15h às 16h e das 16h às 17h, sob o comando do músico Ênio Rodrigues. As inscrições estão abertas.

Imposto de Renda I
Com o fim do período da restituição de Imposto de Renda, muitos contribuintes perceberam que cometeram erros ou esqueceram documentos para confecção da declaração. Há, porém, como ajustar a situação, através da declaração retificadora.

Imposto de Renda II
O prazo para retificar a declaração é de até cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de cair na malha fina ou num processo de fiscalização, já que nesse caso, perde-se o direito de alterar os dados.

0 comentários: