quarta-feira, 6 de maio de 2015

Recém-nascido de Montenegro é salvo em Uruguaiana

Uma operação envolvendo médicos, enfermeiros, ambulâncias e helicóptero foi desencadeada na última na quarta-feira, dia 29, para salvar a vida de uma criança recém-nascida. O bebê foi trazido para Uruguaiana, pois necessitava de uma UTI neonatal, inexistente em Montenegro.
A criança nasceu com um irmão gêmeo de parto normal. “Era a sexta gestação da mãe”, informou o diretor técnico do Hospital Montenegro (HM), Aymoré Drummond. Depois de realizar o pré-natal no Hospital Fêmina, em Porto Alegre, a mulher de 37 anos acabou indo às pressas para o HM, onde teve os bebês com 33 semanas de gestação. “Uma das crianças apresentava insuficiência respiratória”, relata Aymoré. Como o HM não conta com UTI neonatal, a central de leitos do Estado foi acionada. “Tão logo se confirmou a vaga em Uruguaiana foi montada toda a logística para levar o bebê pra lá”, completa Drummond.
Uma ambulância levou o recém-nascido até o Aeroclube de Montenegro, onde foi colocado num helicóptero do serviço de transporte aeromédico contratado pela Central de Leitos. Os dois veículos são dotados de UTIs para prestar todo o atendimento, e a criança foi sempre acompanhada de médicos.
Segundo a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, o menino continua hospitalizado na UTI, em recuperação.

0 comentários: