quinta-feira, 16 de abril de 2015

Prefeitos criam o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho

Prefeitos da Fronteira Oeste e região da Campanha reuniram-se em Santana do Livramento nesta terça-feira, 14/4, para assinar o Protocolo de Intenções do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho. Idealizado para buscar opções de desenvolvimento para as duas regiões, o Consórcio conta com a participação de 14 municípios: Uruguaiana, Santana do Livramento, Alegrete, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Bagé, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, Dom Pedrito, Vila Nova do Sul, Lavras do Sul, Quaraí, e Manoel Viana.
De acordo com o prefeito Luiz Augusto Schneider, a criação do consórcio na região fará com que os municípios tenham maior legitimidade para apresentar projetos e encaminhar demandas aos governos Estadual e Federal. “Prefeitos da região enfrentam dificuldades em determinadas demandas atualmente para conseguir apoio de recursos federais e estaduais. Através do convenio, as demandas de interesse comum não são mais encaminhadas unicamente em nome de municípios com 50, 70 ou 100 mil habitantes, mas sim, para uma macrorregião com mais de meio milhão de pessoas”, explica ele. Um mapeamento deve determinar os setores que precisam de investimentos.
“A ideia surgiu através dos municípios da faixa de fronteira para melhorar a capacidade de entender a região e identificar as nossas reais necessidades. Fora isso, aumenta nossa força política”, diz o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, articulador do projeto. Conforme ele, a Faixa de Fronteira é a região com menor desenvolvimento: “essa associação entre prefeituras vai possibilitar realizar estudos aprofundados sobre as carências e potencialidades da região dos 14 municípios participantes do consórcio”, destaca Colombo. O projeto deve atingir a 624 mil pessoas, moradores desses municípios.
Cada Prefeitura que integra o consórcio encaminhará uma cópia do projeto às Câmaras de Vereadores, buscando a aprovação do Legislativo para participar do consórcio.

0 comentários: