quinta-feira, 16 de abril de 2015

Programa orienta estudantes sobre a asma

A Prefeitura Municipal lançou ontem o Programa Asma nas Escolas. Vinculado ao Programa Infantil de Prevenção a Asma – PIPA, o programa atende anualmente mais de duas mil crianças na Policlínica Infantil.
A cerimônia de lançamento aconteceu ontem, (14), junto a uma Assembléia na Esplanada da Estação. A Assembléia foi promovida pelo CONDICAU - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e ocorre mensalmente. Na oportunidade, a médica Marilin Urrutia Pereira explanou sobre o Programa Asma na Escola. O Programa será apresentado no dia 3 de julho em Lisboa – Portugal, para os 27 líderes mundiais. 
No encontro esteve a Presidente do CONDICAU, Elenice Freitas, a Vice-Prefeita Municipal, Nerai Kaufmann, a Drª Marilin e representações de 10 entidades relacionadas ao assunto.
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela dificuldade da entrada e saída de ar dos pulmões, devido à inflamação das vias aéreas, que pode ser revertida espontaneamente ou com tratamento. “Eu comecei o tratamento após uma forte crise e os principais sintomas eram chiado no peito, tosse persistente, cansaço, vômito de tanto tossir e falta de ar”, conta Alcione.
A asma pode ocorrer pela interação de fatores genéticos e ambientais, que envolvem uma variedade de células e mediadores inflamatórios que atuam sobre a via aérea e levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas. 
Os fatores de risco podem ser divididos em ambientais e próprios do paciente, como é o caso dos aspectos genéticos, obesidade e sexo masculino (durante a infância). 
Os fatores ambientais são representados pela exposição à poeira, infecções virais, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, fumaça de cigarro, irritantes químicos e poluição ambiental, mudanças climáticas, exercícios físicos vigorosos, estresse emocional e até mesmo alguns tipos de medicamentos.
As crises de Alcione agora são menos frequentes e tendem a ocorrer devido a alguns alérgenos e fatores desencadeantes. 
“Costumo ter os sintomas quando ocorre uma mudança brusca de temperatura, a sinusite é o principal deles, presença de cigarro, mofo, fumaça, qualquer cheiro forte, gripe e algumas vezes algo emocional, como tristeza forte pela morte de um ente querido”, relata.

0 comentários: