Um requerimento para que seja realizada audiência pública, pela Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, para debater as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros para ingressar na Argentina, principalmente na divisa entre Uruguaiana e Paso de los Libres, foi protocolada ontem, 22/4.
Os transtornos vêm ocorrendo em razão da Tarjeta de Transito Vecinal Fronterizo, criada em 2013 pela Argentina, buscando agilizar a entrada dos brasileiros em território argentino, e válida para todas as cidades que possuem fronteira entre os dois países. Com o documento, o brasileiro deixaria de realizar o processo de migração/imigração. Quem já havia encaminhado o documento e possuía o número de protocolo também estava dispensado do procedimento, porém, uma nova medida implantada pelo governo argentino passou a exigir o documento, em forma de cartão magnético. A emissão, no entanto, tem tido tempo médio de um ano.
Embora tenham ocorrido inúmeras reuniões entre o Executivo uruguaianense e o Governo de Corrientes, e entre os vereadores de Uruguaiana e Paso de Los Libres, visando maior integração entre os dois países e tendo esta como principal reivindicação, a cada dia, a burocracia para acesso de brasileiros ao país vizinho aumenta.
0 comentários:
Postar um comentário