quinta-feira, 23 de abril de 2015

Centro de Triagem será inaugurado amanhã

Acontece amanhã, 24/4, às 10h a inauguração do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos. A obra foi realizada com recursos do Governo do Estado, na ordem de R$ 850 mil, e do município, através da aquisição do terreno, e servirá de sede para a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan), que desenvolverá no local a coleta seletiva solidária, implantada no município em 2014. No local, o lixo produzido no município será triado e, os recicláveis serão reaproveitados. O Centro de Triagem está localizado ao lado do Lixão, na Rua Joaquim de Deus Lopes, entre as BRs 472 e 290.
O evento desta sexta-feira marcará a entrega do prédio, em construção desde abril de 2014, e em 90 dias, devem ser entregues novos equipamentos, avaliados em R$ 300 mil
Inicialmente o Centro de Triagem beneficiará diretamente 50 famílias de catadores, que antes do projeto, trabalhavam diretamente sobre o Lixão, sem condições mínimas de segurança, higiene e saúde. “Além da importância ambiental, temos nesse projeto um grande marco no que diz respeito à assistência social. Esses trabalhadores atuavam de forma precária, sem a assistência necessária e agora estão sendo incluídos num processo de trabalho de extrema relevância na sociedade moderna”, diz o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes.
Desde a implantação da Coleta Seletiva, realizada em setembro passado, a Aclan vem trabalhando nas dependências do antigo Irga, área cedida pelo município para desenvolvimento do trabalho de coleta. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vitor Gediel Machado, estão sendo recicladas entre 15 a 20 toneladas de resíduos mensalmente. Com a instalação na sede definitiva, a expectativa é de esse número seja elevado consideravelmente. “A reciclagem também gera economia aos cofres públicos, pois, quanto mais reciclamos, menor é a quantia de resíduos a ser encaminhada ao transbordo”, completa Prestes Lopes.
Ampliação
O Executivo tem ainda o objetivo de ampliar o projeto, construindo outros dois centros de triagem, a serem administrados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uruguaiana (ACMRU) e pelo Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (Ceane). As tratativas para firmar contrato com a primeira já estão em andamento. Em 60 dias a ACMRU deve iniciar o trabalho de coleta seletiva solidária, utilizando sua atual sede para o trabalho. A construção dos novos centros de triagem, porém, dependem de captação de recursos.
O projeto é inédito na região e tem despertado o interesse de outros municípios, inclusive, a inauguração do Centro de Triagem deverá contar com a presença de prefeitos da região.

0 comentários: