quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Uruguaiana volta a ser invadida pelas águas do rio Uruguai


As águas do rio Uruguai voltaram a crescer em toda a região, causando preocupação à comunidade e alertando autoridades. Pelo menos 100 famílias já haviam deixado suas casas em função do avanço das águas na fronteira oeste. Em Uruguaiana, quatro famílias estão abrigadas no antigo galpão da Caul, hoje de propriedade da Prefeitura. 
O rio que no município já supera a marca dos 8.5 metros deverá atingir um nível superior a 12 metros nos próximos dias. 
Quem quiser ajudar com mantimentos ou materiais de limpeza entre em contato com a Secretaria de Ação Social Habitação, através do telefone 3414-0032.
Em São Borja, na Fronteira Oeste, o nível do Rio Uruguai está 11 metros acima do normal. Cerca de 50 famílias tiveram que deixar suas casas e foram acolhidas em casas de parentes e amigos ou levadas ao Ginásio Municipal. Em Santa Rosa, na Região Noroeste, algumas famílias ainda reconstroem suas residências e contabilizam os prejuízos.
Esta é a terceira vez que a Fronteira Oeste enfrenta enchente em apenas seis meses. “A primeira enchente já nos pegou, eu já perdi tudo. Então agora a gente já ganhou tudo de novo. Depois perdemos. 
O que a gente puder construir a gente constrói”, lamenta a moradora Irene Matheus.
Em 2014, Uruguaiana foi castigada pela segunda maior enchente de sua história.

0 comentários: