quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Painel Ed.2394

Enchente em foco

O nível no Rio Uruguai está subindo consideravelmente. Nesta segunda-feira estava 8,12 metros acima do nível normal e havia atingido várias famílias. Diante da situação, o galpão da antiga Caul foi novamente disponibilizado para abrigar as famílias ribeirinhas, cujas casas foram atingidas.

Sesquicentenário
As atividades alusivas ao sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança iniciam já neste mês. Entre os dias nove e onze, o Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa sedia o Congresso Estadual do Tradicionalismo, evento que dá início às atividades comemorativas.

Fujão
A disparada empreendida por um corrupto ontem, no programa Fantástico, da Rede Globo, lembrou muito a de um uruguaianense, rengo de sem vergonha, flagrado em Foz do Iguaçú, desfrutando de verbas públicas sob pretexto de participar de um Congreso.

Sobrou
O comércio já iniciou a liquidação de fevereiro. O objetivo é vender o que encalhou no Natal, ou seja, quase tudo. O imposto de fronteira não está incluído, né Deputado?

Recesso I
O recesso do Poder Judiciário, que iniciou em 20/12 chega ao fim hoje, 6/1. Neste período a Justiça funcionou somente em regime de plantão, o que levou a suspensão de todos os prazos processuais até 20/1.

Recesso II
O Poder Legislativo, porém, somente retorna às atividades em março, conforme determina o regimento interno da Câmara de Vereadores. O Executivo não faz recesso.

Papai Noel
Papai Noel foi embora. Neste domingo, 4/1, chegou ao fim as atividades da Vila do Papai Noel, que contou com várias casas, atividades e brincadeiras. A iniciativa foi da Prefeitura, e contou com a participação de diversas entidades, como Lions Clube, Rotary Clube e Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu).

Angústia
Se antes da posse a guerra por “boquinha” na administração pública estadual em Uruguaiana estava dando o que falar, imagina agora. São dois partidos disputando os cargos. O PMDB já estava pegando fogo, quando o PDT deu um balãozinho, deixando Marcelo Lemos com as cartas na mão, mas não se sabe ainda de quem é a mão.

UPA I
De acordo com o prefeito Luiz Augusto Schneider, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que embora tenha tido seu projeto iniciado no Governo Felice, foi idéia do próprio Schneider, à época secretário de Saúde, iniciará as atividades em março próximo.

UPA II
Falta somente a contratação dos profissionais e o edital do processo seletivo já está sendo elaborado pela secretaria de Administração. Através deste procedimento serão contratados 90 profissionais da área de saúde, entre eles médicos, técnicos e enfermeiros.

UPA III
As nove vagas para cargos administrativos serão disponibilizadas inicialmente, para profissionais da área, que foram aprovados em concurso público municipal ainda em vigência.

Bode I
Foi publicado ontem, 5/1, no Diário Oficial do Estado, decreto suspendendo o pagamento das contas deixadas pelo governador Tarso Genro, os chamados “restos a pagar”, por um período de seis meses.

Bode II
Novos concursos e nomeações de aprovados também foram suspensos pelo mesmo período. O objetivo é economizar para fazer caixa e poder pagar salários de servidores e outras despesas fixas do Piratini.

Bode III
Desde que foi anunciada, já na posse de Sartori, na última semana, a medida tem gerado muita polêmica e deixado de cabelo em pé os fornecedores e prestadores de serviços do Governo Tarso Genro.

Agrícola I
Estão abertas até o próximo dia 20/1 as inscrições para o processo seletivo de ingresso de novos alunos no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. A ficha está disponível no site www.uruguaiana.rs.gov.br/colegioagricola.

Agrícola II
Serão duas novas turmas, com 30 alunos cada. A primeira terá o início das atividades já no mês de março, e a segunda no mês de julho.

Agrícola III
Também será aberto nos próximos dias, as inscrições para o processo seletivo simplificado de contratação de instrutores para o educandário. São 11 vagas, cinco para veterinários, cinco para engenheiros agrônomos e um para técnico em tecnologia da informação.

Vestibular I
Iniciou neste final de semana o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ontem, segundo dia, foram aplicadas as provas de língua portuguesa e redação. Hoje os candidatos responderão a questões de biologia, química e geografia e na quarta-feira, 7/1, é a vez das provas de história e matemática.

Vestibular II
No primeiro dia foram aplicados os testes de língua estrangeira, literatura e física, cujo gabarito já foi divulgado pela Universidade. Porém, os dados sobre abstenção ainda não foram anunciados. A lista dos classificados será disponibilizada no site da UFRGS, mas a data ainda não foi divulgada.

0 comentários: