segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Comissão de Prevenção a Acidentes tem nova diretoria

Tomou posse na manhã de quinta-feira (22), a nova composição da diretoria da Comissão interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. A atribuição da CIPA consiste em identificar os riscos de execução da relação de trabalho, elaborar o mapa de risco, contando para isso, com a participação do maior número de trabalhadores, tendo a assessoria do SESMT para realizar suas atribuições. 
A diferença básica entre esses dois órgãos internos da empresa reside no fato de que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto a CIPA é uma comissão partidária constituída por empregados normalmente leigos em prevenção de acidentes.
O desenvolvimento das ações preventivas por parte da CIPA, consiste, basicamente, em observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes ou até mesmo neutralizá-los; discutir os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e ainda, orientar aos demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).
A CIPA do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana é presidida por Taziane Saruba Maciel.

0 comentários: