sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Painel Ed.2383

Final em foco

Uruguaiana está na final do campeonato gaúcho de futebol de várzea 2014. A competição é organizada pela Fundação de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). A equipe do Ipiranga Futebol Clube joga a final contra o representante de Canoas no próximo sábado, 13/12, no Estádio da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre, a partir das 17h.

Dívida
O vereador Egídio ‘Galo’ de Carvalho pediu ao Executivo um relatório financeiro detalhado, especificando o valor real da dívida do município, quem a contraiu e a atual situação dos pagamentos. Quem será?

Juventude
‘Galo’ também acha que o antigo Juventude Atlético Clube está abandonado e quer saber as pretensões quanto ao Complexo. Será que ele não sabe que o local passou por reformas e hoje abriga a secretaria de Esporte e Lazer, o projeto CEU e, em breve, o Ballet de Uruguaiana.

Mega Park
A empresa Mega Park aumentou nesta segunda-feira, 8/12, o valor pago pelo estacionamento rotativo. O aumento foi questionado pelos parlamentares, que solicitaram ao Prefeito informar os motivos do decreto que autorizou o reajuste.

#Califa I
Logo após o anúncio da vencedora da Calhandra de Ouro neste ano, o patrão do CTG Sinuelo do Pago, Ivoné Colpo, anunciou a data da 39ª Califórnia da Canção Nativa: 4, 5 e 6de dezembro de 2015, no Teatro Rosalina.

#Califa II
A edição deste ano foi um sucesso. Surpreendeu até o ex-presidente, médico Lourival Gonçalves, que por diversas vezes duvidou da competência de “outros” no comando do Festival, dizendo que deveriam entregar a organização a quem sabe quebrar, digo, fazer.

#Califa III
O presidente desta edição, professor Stáble, profundo conhecedor da verdade, fez questão de atribuir a criação do Festival a “um grupo ligado ao Sinuelo do Pago”, contrariando até as publicações oficiais desta 38ª Edição. Terá sido esta a razão da ausência de Colmar Duarte?

Feira do Livro I
A 38ª edição da Feira do Livro de Uruguaiana vendeu em sete dias 4.310 exemplares, totalizando venda de R$ 107.750,00. Os números foram apresentados ao secretário de Cultura do Município, Rubens Montardo Junior, pelo ‘xerife’ da Feira, livreiro Gilberto Ferreira Oliveira.

Feira do Livro II
Os livros mais vendidos foram: ‘Destrua este diário’, de Keri SMITH; ‘Se eu ficar’, de Gayle Forman; ‘Não se apega não’, de Isabel Freitas; ‘A culpa é das estrelas’, de John Green; e ‘Luzia – A gatinha pretinha’, de Eleonora de Medeiros.

Feira do Livro III
A data para a próxima edição já está definida. A 39ª Feira do Livro acontece entre os dias 27 de novembro e seis de dezembro de 2015, na Praça Barão do Rio Branco.

Meio Ambiente
De autoria do vereador Irani Fernandes, um requerimento pede ao Prefeito que implemente ações que venham devolver eficiência à secretaria de Meio Ambiente, quanto ao atendimento ao cidadão em casos de emergências como podas, risco de quedas de árvores, limpezas em terrenos e calcadas e controle do eco ponto de pneus.

Encontro
Coordenado pelo mastro Jediel Gonçalves Fagundes, regente da Banda Municipal de Uruguaiana, acontece no próximo dia 20/12, o I Encontro Internacional de Bandas e Fanfarras.

Se conhecendo
O Prefeito decidiu investir em divulgação e levou as potencialidades para a Expointer, Assembleia Legislativa e até para a Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires – com significativas diárias –neste ano. Agora, o vereador Risso quer que a secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, crie um seminário para divulgar as tais potencialidades aqui no município.

Cantata
Acontece no domingo, 14/12, a partir das 18h45min, a Cantata de Natal do Coral de Uruguaiana. O evento tem entrada franca e acontece na Catedral de Sant’Ana, após a missa.

Corte I
A escolha da Corte do Carnaval foi transferida. O evento que aconteceria neste domingo, 14/12, na Concha Acústica César Passarinho, no Parcão, e foi transferida para o dia 11/1.

Cinema
Na noite de quinta-feira, 18/12, Uruguaiana terá o Cinema de Rua, mais um projeto cultural do Sesc. O evento acontece frente ao Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, quando serão exibidos filmes que contaram com a participação do ator uruguaianense Miguel SanturioRamos

Retomada
A primeira atividade, que já integra as comemorações do sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana, em 2015, será o Congresso Estadual de Tradicionalismo, a ser realizado durantes os dias 9, 10 e 11 de janeiro, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Há 51 anos o município não sediava o evento.

Games
Uruguaiana sedia nos dias 20 e 21, as finais do ‘Next Frontier’, considerado o maior campeonato de games da Fronteira Oeste. A organização é da Arena Clicknet, Loja Total Tech e CBC - Confederação Brasileira de Clãs, com apoio da Prefeitura.

Estradas 
O Executivo não tem dinheiro para recuperar as estradas do interior, mas não falta verba para o Carnaval Fora de Época. São mais de R$ 3 milhões, valor superior a arrecadação do próprio ITR. É tudo carnaval, e até a produção agrícola samba também.

Blindagem
A articulação de “pseudo empresários” locais já rendeu um projeto de Lei enviado ao Legislativo, para “supersobretaxar” as empresas que ousem gerar emprego, renda, e até turismo em Uruguaiana, através da implantação dos freeshops. A decisão está na mão dos Vereadores.

0 comentários: