quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Mais de R$ 5 mi em prejuízos: Schneider adota medidas para enfrentar os danos do temporal


O prefeito Luiz Augusto Schneider estuda a assinatura de um novo decreto de situação de emergência no município depois do temporal que atingiu a cidade na noite da última sexta-feira, 26/12. Schneider já havia decretado estado de emergência em julho, em razão da enchente do Rio Uruguai e o documento ainda está em vigência, porém, por tratar-se de outro evento, um novo decreto deve ser assinado, com validade de 180 dias a contar da data do desastre natural.
Durante o final de semana, Schneider acompanhou a situação no município, trabalhando pessoalmente no levantamento dos prejuízos, juntamente com o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres. Nesta segunda-feira, 29/12, diversas ações foram determinadas pelo Chefe do Executivo, para enfrentamento da situação. Embora o levantamento dos danos ainda não tenha sido finalizado, já foram contabilizados mais de R$ 5 milhões em prejuízo no município.
A secretaria de Ação Social e Habitação irá realizar um estudo visando identificar a melhor forma – legal e eficiente – de auxiliar a parcela da comunidade que foi atingida pelo temporal. Possivelmente essa ajuda ocorra, inicialmente, através da disponibilizacão de material de construção.
Ao longo do final de semana, foram apontados indícios de que o sistema de esgotamento pluvial tenha sido atingido pelas obras da empresa Odebrecht Ambiental, que trabalha na construção do sistema de esgoto cloacal. Essa situação será analisada pela comissão que fiscaliza a execução do contrato entre o município e a empresa, presidida pelo secretário de Governo, Fernando Alves. Caso de confirme que houve impacto sobre o esgoto pluvial, causando e/ou potencializando os transtornos, a empresa será responsabilizada.
Schneider também determinou o início imediato da elaboração do Plano de Trabalho, que deve ser encaminhado ao Governo Federal, buscando angariar recursos para auxiliar no enfrentamento da crise. A medida foi determinada em reunião com o coordenador regional da Defesa Civil, Gerson de Mello, o coordenador municipal e os secretários Diego Roque (Planejamento) e Elton da Rocha (Ação Social e Habitação).

0 comentários: