quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Ligações irregulares na rede de esgoto causam transtorno aos moradores

Responsável pelo esgotamento sanitário de Uruguaiana, a Odebrecht Ambiental alerta para o grande número de ligações irregulares que provocam estes transtornos. Um dos principais motivos é o despejo da água da chuva na rede de esgoto, que não é projetada para este fim. 
Essa prática, adotada pelo desconhecimento do tema ou por ligações clandestinas, é proibida por lei e passível de punições, pois contribui com o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas, casas e estabelecimentos, além de danificar o sistema de coleta e interferir na estação de tratamento de esgoto. A água da chuva deve ser direcionada para a galeria de águas pluviais.
“A rede que está sendo implantada é projetada para recolher o esgoto doméstico, ou seja, dejetos da pia, ralo e vaso sanitário. Qualquer outro descarte, como lixo e água de chuva, ocasionam entupimentos e o retorno do esgoto para as residências dos usuários”, explica ElígioCaon, gerente de operações da Odebrecht Ambiental. 
Além da água da chuva, Caon alerta para que os moradores não descartem materiais sólidos no sistema de esgoto sanitário. Para intensificar as ações de educação, agentes socioambientais atuam nos pontos onde ocorrem as obras de saneamento. O objetivo é esclarecer dúvidas dos moradores sobre a importância da conexão correta na rede e os benefícios da coleta e tratamento do esgoto. 
“A legislação federal prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto para garantir a saúde da população. É importante que os moradores realizem a conexão correta na rede, ajudando a eliminar o esgoto a céu aberto da nossa cidade”, ressalta Anderson Cruz, assistente social da Odebrecht Ambiental. 
Para entender – A Odebrecht Ambiental está implantando redes para a captação do esgoto dos imóveis. Até 2016, o município terá o serviço de esgotamento sanitário universalizado, e todos os imóveis urbanos com água tratada terão coleta e tratamento de esgoto. Já a rede pluvial serve para coletar a água da chuva e é de responsabilidade do município.

0 comentários: