quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Banco de sangue enfrenta sérios problemas: Cirurgias transferidas em razão da falta de sangue


É grave a situação financeira do banco de sangue do Hospital Santa Casa de Caridade. Por causa do atraso de dois meses na verba da Secretaria Estadual de Saúde, não há recursos para comprar o reagente utilizado para testar o sangue dos doadores. O déficit chega a R$ 8 milhões. 
O sangue doado tem uma validade máxima de 35 dias e sem o material necessário para o aproveitamento do material coletado, ele corre o risco de ser perdido, pois após este período, se não for utilizado, deve ser descartado. O reagente serve para fazer o teste sorológico e verificar se o sangue contém alguma doença. Sem isso, nenhuma bolsa pode ser liberada para os pacientes, que se acumulam nos corredores do hospital aguardando por transfusões. 
“Hoje a gente tem uma demanda de pacientes ambulatoriais e alguns pacientes que estão internados aqui no hospital que deixam de fazer essas transfusões em razão da falta de reagente”, explica Elton Parraga, coordenador do banco de sangue.
O Fórum de Uruguaiana fez uma doação de R$ 20 mil para ajudar a comprar algumas bolsas de reagentes para os casos mais urgentes.

0 comentários: