quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Painel Ed.2364

Em foco: Cartão do SUS

Até sexta-feira, 31/10, a cena frente ao Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa deve ser de fila. A secretaria de Saúde iniciou ontem, 27/10, um mutirão para cadastrar e atualizar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A fila neste primeiro dia dobrou a esquina. O atendimento é realizado das 8h às 18h. É necessário estar portando a carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Educação I
Após a vitória de Sartori começam as especulações sobre o futuro secretariado. O ex-conselheiro Federal de Educação (nomeado pelo ex-presidente Fernando Collor), e ex-prefeito de Uruguaiana, José Felice poderá ganhar a secretaria estadual de Educação. O único entrave é a sua pífia votação no recente pleito.

Educação II
Também está cotado para assumir a 10ª Coordenadoria Regional de Educação o ex-vice-prefeito de Uruguaiana e ex-secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann.

Agricultura
O deputado Frederico Antunes (PP), reeleito para o 5º mandato consecutivo, poderá emplacar na Agricultura, enquanto Ronnie Mello pode levar uma diretoria do Banrisul.

Tristeza
Com a derrota de Tarso Genro, o que poderá acontecer com o Conselhão, que em quatros anos de governo, foi meramente decorativo e improdutivo. Teve atuação medíocre e não mudou nem a conjuntura do transporte público. Fiasco total. Foi como aquela comédia de William Shakespeare: “Muito barulho por nada”.

Outras ‘bocas’
Após intensa participação na campanha do segundo turno, comentam que o vereador Rafael Alves poderá indicar o futuro Coordenador do Sine em Uruguaiana. O PP poderá indicar o novo Coordenador Regional de Obras Públicas. Na Fase desponta o nome de um ex-vereador.

Solito
O trabalhista Marcelo Lemos (PDT) foi o único vereador que apoiou os petistas Tarso Genro e Dilma Rousseff no 2º turno.

Josefina I
A vereadora Josefina Soares faz questão de esclarecer que, embora tenha sofrido um mau súbito durante a sessão que aprovou o fechamento dos supermercados aos domingos, é contrária ao projeto aprovado com 6 votos de seus colegas.

Josefina II
A vereadora ainda acusa o nobre colega Marcelo Lemos de tê-la constrangido ao retornar ao plenário, razão pela qual preferiu abster-se da votação. Sabedor do voto da colega, Marcelo disse que seria imoral votar estando de “atestado”. Mas que moral, Vereador.

Justiça 
Mesmo com a derrota, Tarso Genro, militante histórico do PT, poderá retornar ao Planalto como ministro da Justiça (ou Educação). Na seara estadual, um nome bem cotado é do único deputado federal do PSDB, Nelson Marchezan Júnior.

Taco a Taco
Em 2012, o tucano Schneider foi eleito Prefeito com 33.863 votos. Na eleição do segundo turno, no último domingo, o tucano Aécio Neves conquistou 33.806 votos em Uruguaiana. No primeiro turno, as candidaturas de Aécio Neves e Ana Amélia Lemos foram praticamente ignoradas pela direção local do PSD

Aliança
Com o objetivo de formar maioria na Assembleia Legislativa, o futuro governador José Ivo Sartori poderá convidar o PDT e o PTB para integrarem o novo governo.

‘De alma e coração’ I
Acontece no dia 31/10, às 21h30min, o Lançamento do CD de música nativista ‘De alma e coração’, de autoria de Maxsoel Bastos de Freitas na voz de Ricardo Tubino e convidados. O evento acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa.

‘De alma e coração’ II
O show marco o encerramento da Campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama, e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Uruguaiana (Condimu), que é coordenado pela vice-prefeita, Neraí Kaufmann.

‘De alma e coração’ III
A entrada é franca, mas estará sendo aceita a doação de 1kg de alimentos, que serão encaminhados à Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo).

Especial I
A Câmara realiza na próxima quinta-feira, 30/10, sessão especial, às 19h. No ato, a professora de educação infantil da escola Cecília Meireles, Caroline da Costa Cardoso, será homenageada pela relevância do projeto “Vida de Bebê”, desenvolvido com crianças de dois e três anos e que fora premiado em concurso de nível nacional recentemente.

Especial II
Também serão homenageados 110 anos da Igreja Metodista em Uruguaiana.

Estágios
A prefeitura seleciona estagiários para atuar como agentes de turismo do município. A seleção acontece no dia 30/10, às 14h, no auditório da Esplanada da Estação.

Invasão I
O povo que invadiu o terreno da Prefeitura, próximo ao Canil Municipal se deu bem. Schneider decidiu deixar que fiquem lá, desde que estes se comprometam a sair quando estiver pronto o próximo projeto habitacional.

Invasão II
Pois bem, o referido projeto é de uma empresa particular e o financiamento acontece através do Minha Casa, Minha Vida, que tem regras próprias para selecionar os beneficiados. Será que todos cumprem esses requisitos.

Militância I
Ao conversar com uma integrante do PMDB em Uruguaiana, descobri que militante se diz da “indiada” que tá na batalha, vai às ruas, distribui santinhos, defende os candidatos, “rala o coro” por uns trocados.

Militância II
Os mandachuva, aqueles que só dão ordens, que dizem o que tem que ser feito, que ficam no ar condicionado e só aparecem pra colher os louros, esses são outra coisa. Não sei o que são, mas não são militantes, segundo a integrante mandachuva.

Militância III
Surgiu uma certeza: No PMDB de Uruguaiana tem muito integrante pra pouco militante. Tá explicada a franca decadência do partido que hoje conta com apenas dois vereadores, o barbeiro e o sambista. Claro que com a eleição de Sartori, pode ganhar um, o picareta.

0 comentários: