quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Schneider permite o nascimento de uma nova “favela”


Neste domingo, 26/10, um movimento social liderado por José Elias da Rosa, invadiu a Horta Municipal, no bairro União das Vilas, proximidades do Canil Municipal. Os invasores, que vivem de aluguel, demarcaram o loteamento da área para construírem ali suas residências.
Durante a manhã desta segunda-feira, 27/10, o secretário de Segurança e Trânsito, Vitor Gediel Machado, esteve no local e solicitou ao grupo que se retirasse do local, garantindo que o prefeito Luiz Augusto Schneider receberia uma comissão para discutir a invasão. O diretor da habitação da secretaria de Ação Social e Habitação, Tiago Vaz, também esteve no local, conversando com os ocupantes. Paralelamente às ações de negociação, a Procuradoria-Geral do Município (Progem), ingressou com uma ação de reintegração de posse. De acordo com o procurador-geral, Paulo Henrique Inda, próximo ao local será construído o conjunto residencial Miguel Santurio Ramos, cujo projeto está sob análise na Caixa Econômica Federal, mais uma razão pela qual o município precisa desocupar as adjacências.
No início da tarde, o prefeito Schneider recebeu a comissão formada, entre outros, pelo líder da invasão, José Elias da Rosa. Durante o encontro, o Executivo optou por atender as exigências dos invasores e lotear o terreno, cedendo o uso da área às cerca de 50 famílias que estão acampadas no local, suspendendo a ação de reintegração de posse. Em contrapartida, os invasores se comprometeram a levantar acampamento tão logo esteja erguido o conjunto habitacional Miguel Ramos, cuja aquisição terão preferência através do projeto Minha Casa, Minha Vida.
Ao mesmo tempo em que cede a pressão de invasores, o município tem programado para novembro o despejo compulsório de 5 famílias que ocupam há mais de vinte anos, outra área adjacente, à época cedida para moradia de policiais militares.

0 comentários: