quarta-feira, 30 de abril de 2014

Professores de Uruguaiana participam de encontro em Porto Alegre


Os direitos humanos foram o tema da primeira palestra do turno da tarde do curso de Formação de Professores do Projeto Aluno Cidadão na sexta-feira (25). O assunto foi abordado pela secretária da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Juçara Dutra Vieira, e pelo promotor de Justiça Mauro Luís Silva de Souza para professores de Porto Alegre, Vacaria, Uruguaiana e Alegrete, no auditório do Ministério Público na Capital.
Juçara começou contextualizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. “O direito quando se institucionaliza é porque a sociedade já caminhou nessa direção”, disse ela. Segundo Juçara, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) foi criada para garantir que todos tenham seus direitos garantidos. Ela informou que o Departamento de Direitos Humanos da SJDH é subdividido em coordenadorias que cuidam dos idosos, público LGBT, infância e juventude.
“Temos de contemplar com políticas públicas todos os direitos que surgem. O desafio de ser professor hoje é permitir que o aluno não seja uma miniatura, mas um sujeito de direitos. O Aluno Cidadão vai além do papel da escola”, opinou a secretária, que também é professora.
Na mesma linha, Mauro Luís Silva de Souza defendeu que os seres humanos saibam ser tolerantes e respeitem as diferenças entre as pessoas. “Temos que aprender a conviver com as diferenças. O diferente só quer ser incluído. O que precisa mudar não são as leis, são as nossas atitudes diante dos fatos”, afirmou ele.

0 comentários: