sexta-feira, 14 de março de 2014

UNIPAMPA e Sindicato Rural de Uruguaiana promoveram a II Etapa do Projeto Noite da Pecuária

Realizada no último dia 10, no Parque da Agrícola e Pastoril, a II Etapa do Projeto Noite da Pecuária, ao que tudo indica, foi assimilada de maneira extremamente positiva pela classe pecuarista da região. A presença majoritária de produtores - na primeira edição notava-se um número maior de acadêmicos- emprestou interesse às qualificadas palestras ministradas no Salão Nobre da Pastoril. A organização estimou em 200 o número de pessoas presentes ao evento. Em determinado momento foi um pouco trabalhoso acomodar-se no recinto, tal a afluência de participantes. Ponto para o Projeto. O tema abordado nas duas palestras ministradas baseou-se em métodos de Gestão. E aí, passearam por aspectos econômicos, financeiros, de RH e de tecnicidade aplicada às propriedades.

•Yara Suñe, Engª Agrônoma – NESPRO/UFRGS- proprietária da Estância Querência, em Lavra do Sul, apresentou um “CASE” de absoluto sucesso baseado na trajetória enfrentada por ela, percalços, sucessos, dúvidas, para de uma situação extremamente negativa em seus negócios, identificar, diagnosticar e tomar decisões que reverteram um quadro desastroso em uma retomada, e , hoje, reconhecidamente, administrar uma propriedade sanada e lucrativa.

•O Dr. Fernando Alvim, Engº Agrônomo e Mestre em Zootecnia(UFRGS) também dissertou sobre Gestão, mas sob um aspecto técnico. Foram apresentados dados. Foi ressaltada a importância de se ter extremo conhecimento do seu negócio. Sejam objetivos a alcançar, sejam problemas a sanar. Otimização de recursos, qualificação de mão de obra, tomada ou não de recursos financeiros em instituições financeiras, planejar, definir metas e, a partir disto, executar com o máximo de acurácia possível.
Ao término das palestras aconteceu uma rodada de perguntas que se pode classificar como enriquecedora. Os palestrantes foram , literalmente, sabatinados pelos presentes. Talvez, neste momento, tenha-se comprovado o acerto na escolha dos temas abordados, assim como da proposta do Projeto Noite da Pecuária.
Para João Paulo Schneider da Silva, Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, e o Prof. Dr. Ricardo Oaigen, UNIPAMPA, o evento foi um sucesso. Ambos ressaltaram a importância dos debates estabelecidos ao final do evento, o que, segundo eles, comprova o interesse por parte da classe pecuarista por informações que venham a somar e qualificar o processo administrativo de suas propriedades.

0 comentários: