sexta-feira, 14 de março de 2014

AES Uruguaiana voltou a operar nesta terça-feira

Diretores da empresa AES Brasil, confirmaram que a termelétrica AES Uruguaiana voltou a gerar energia nesta terça-feira, 11/3, depois de quase um ano de paralisação. Em fevereiro deste ano, o Ministério de Minas e Energia (MME) concedeu uma autorização de operação para que o empreendimento fosse religado. A nova autorização vale pelo período de 60 dias e pode ser prorrogado por mais 60 dias. A continuidade do funcionamento da termelétrica, após vencimento desde prazo ainda não é certa, pois necessitará de outra licença, desta vez permanente. 
De acordo com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Emergia, Márcio Zimmermann, o objetivo é reforçar a geração de energia termelétrica, que ocorre por meio de queima de combustível, no país. O aumento, por sua vez, visa poupar água dos reservatórios de hidrelétricas que estão com nível baixo devido à falta de chuva. O aumento na produção de energia elétrica, através da AES Uruguaiana deve aliviar a ocorrência de racionamento e apagões, além de gerar grande beneficio em arrecadação de impostos ao município.
No ano passado o governo já havia acionado Uruguaiana para reforçar a geração de energia em meio à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas. Na época, a usina estava parada desde 2008. Para funcionar, Uruguaiana tem que contratar fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) – combustível usado por ela para gerar energia – motivo pelo qual o fechamento acabou ocorrendo. De acordo com a AES Brasil, em função da interrupção no fornecimento de gás da Argentina a empresa teve de paralisar a operação da AES Uruguaiana.

0 comentários: