quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Uruguaiana é imprescindível para a Ferrovia Norte Sul


SEM “FRED” E SEM “BETE”


Uruguaiana deverá ser contemplada com a passagem da Ferrovia Norte/Sul. A informação foi confirmada durante audiência pública ocorrida neste mês na Assembleia Legislativa, com a presença do secretário de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, Jorge Prestes Lopes, representando o Poder Executivo.
Segundo Prestes Lopes, durante a audiência Uruguaiana foi reconhecida como imprescindível para a Ferrovia por sua posição geográfica e sua importância para o Mercosul.
O secretário destaca ainda que inicialmente a implantação estava prevista somente na região do litoral e que o empenho do Executivo, que se fez presente em todos os eventos relacionados ao assunto, foi fundamental. Até o final do ano, deve ser oficialmente divulgada a lista de cidades que serão contempladas com o empreendimento, entre elas está ainda o município de Cruz Alta.

Cadê nossos deputados?
Causou estranheza a ausência dos deputados que se dizem representantes dos interesses de Uruguaiana, e que tem no município seu verdadeiro curral eleitoral. Enquanto vários deputados de outros municípios se fizeram presentesà audiência, lutando pelos interesses de suas regiões, Frederico Antunes (PP) e Elisabete Felice (PSDB), que pregam amar tanto Uruguaiana, sequer deram o ar da graça ou alinharam-se ao prefeito Luiz Augusto Schneider na luta pelo empreendimento.

Benefícios
A passagem da Ferrovia Norte/Sul por Uruguaiana traz grande benefícios ao município, segundo Jorge Prestes Lopes.“Com certeza Uruguaiana se tornará cada vez mais o epicentro do comércio internacional, ligando o Pacífico ao Atlântico e aos maiores centro produtoreslocalizados em São Paulo. Toda a ligação do Pacífico com o Atlântico passa por Uruguaiana”, diz. Ele destaca ainda como benefícios, o escoamento rápido e econômico da produção orizícola da região, a possibilidade de implantação de fabricas, pois haverá transporte para sua produção, e ainda a retomada do serviço de trens de passageiros, considerando que o trem tem a modernidade e a velocidade adequada para o transporte de passageiros. “É de extrema importância, tanto para o escoamento local quanto para o escoamento de produtos destinados ao Porto de Rio Grande; nosso ramal tem um entroncamento, próximo à Cacequi, com a capital do Estado e com Rio Grande e também com o Estado de São Paulo”, afirma.

0 comentários: