quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Uruguaiana terá novos 10 médicos

Mais 1º médicos chegam a Uruguaiana na próxima semana, segundo a secretária de Saúde Saionara Marques. Os profissionais, sete intercambistas e três cubanos fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, lançado em julho e que busca a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais irão atuar em postos de saúde do município.
Em todo o país serão 2.167 médicos estrangeiros que participam da segunda etapa do Programa e, a partir do dia 4 de novembro, passarão a atender em Unidades Básicas de Saúde de 783 municípios. 
Todos os profissionais foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS. Do total de participantes, 1.947 foram aprovados, 14 terão mais duas semanas de avaliação e outros 220 realizarão a prova neste sábado.
Programa já surte efeitos 
Só em setembro, foram registradas 320 mil consultas realizadas pelos médicos participantes do programa. Cada profissional do programa atua 40 horas por semana e realiza, diariamente, entre 20 e 30 consultas nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas comunidades, sem necessidade de deslocamento desta população aos grandes centros.
A presença deles nas cidades impacta ainda no acesso aos medicamentos. Neste período, 13,8 mil pacientes retiraram medicamentos das farmácias populares com receitas emitidas por médicos do programa.

0 comentários: