quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Iniciada Semana da Pátria 2013

No domingo, o prefeito Luiz Augusto Schneider, participou da solenidade de abertura da Semana da Pátria 2013. Às 8h30min, desportistas da ACORU – Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana, saíram do Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls conduzindo o Fogo Simbólico até a Praça Argentina, onde, às 9h, a professora Maria Cristina Galvão Gomes, representando o Instituto Estadual Elisa Valls, e o senhor Paulo Oliveira, representando o Movimento Escoteiro, o qual integra há 75 anos, acenderam a Pira da Pátria. Após, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, pelo General de Brigada, Carlos Jorge Jorge da Costa; do Rio Grande do Sul, pelo padre Flávio Bordão Soares, representando o Bispo Diocesano D. Aloísio Alberto Dilli; e de Uruguaiana, por Luiz Carlos De Grandi de Souza, representante do Movimento Escoteiro. O prefeito Luiz Augusto Schneider fez alocução à Pátria. A Fanfarra da 2º. Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, participou da solenidade.
No domingo, autoridades estiveram na localidade de João Arregui, onde foi realizado o Desfile do Interior. Este ano desfilaram alunos, professores e funcionários das escolas municipais Alceu Wamosy, de João Arregui (165 alunos); Oscar Machado, das Três Bocas (25 alunos); escola Vertentes, dos Olhos D’Água (34 alunos), D. Fernando Mendes Tarragó, do Cerrito/Bolicho de Tábua (186 alunos), Dr. Crespo de Oliveira, do Itapitocaí (200 alunos); Patrício Lopes, do Imbaá; e estaduais Dr. Maia, da Vila de São Marcos (109 aunos), Uruguaiana, da Charqueada (130 alunos), Antônio Lôndero, do Plano Alto (301 alunos) e Leda Maria Pereira da Silva, da Barragem Sanchuri (409 alunos). Ainda, desfilou uma representação da Igreja do Evangelho Quadrangular de João Arregui.
Nesta quarta-feira, a partir das 14h30min, na avenida Presidente Vargas acontecerá o Desfile da Educação Infantil, com alunos que integram a rede pública e particular de ensino. No sábado, a partir das 12h, acontecerá o tradicional Desfile Militar, da Juventude e das entidades. Destaca-se que em 2013, o Homenageado Nacional na Semana da Pátria é o militar brasileiro Plácido de Castro, que liderou o movimento pela incorporação do território ao Acre ao Brasil. E marca os 140 anos de nascimento deste líder político. A Homenagem Estadual marca o centenário de fundação do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul. As homenagens municipais evidenciam os 70 anos de fundação da Escola Municipal Alceu Wamosy; 60 das escolas estaduais Dom Hermeto e Elisa Ferrari Valls, e os 30 anos de fundação da ACORU – Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana.

0 comentários: