quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Exposição itinerante marca o centenário do Frei Orlando

Em comemoração ao Centenário do Frei Orlando, o Exército Brasileiro está coordenando uma Exposição Itinerante por todo território brasileiro, com a finalidade de divulgar para a sociedade a sua história e o seu exemplo. Em Uruguaiana, a exposição terá lugar na Biblioteca Municipal a partir da próxima quinta-feira, 5/9, e fica até a próxima terça-feira, 10/9. A inauguração será às 10h, e os seis banners expositores e o vídeo sobre Frei Orlando, ficam abertos à visitação pública das 8h às 17h, nos dias úteis.
Nascido no pequeno povoado de Abaeté, distrito de nova Morada, do interior de Minas Gerais, à margem direita do rio São Francisco, chamado Morada Nova, em 13 de fevereiro de 1913. Batizado, ganhou o nome de Antônio Álvares da Silva. Órfão com apenas um ano de idade, foi criado por família que prezava a religião católica. Depois da primeira comunhão, em 1920, passou a frequentar assiduamente o catecismo. Nele revelou-se nitidamente o pendor para a vida clerical, o apreço pelas coisas da Igreja, a compaixão pelos humildes. Foi assim que, tendo iniciado seus estudos em Divinópolis (MG), seguiu para a Holanda, de onde retornou para sua ordenação como sacerdote. Não era mais Antônio, mas, sim, o Frei Orlando.
O Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva foi voluntário para integrar a Força Expedicionária Brasileira que combateu o nazismono continente europeu. Partiu do Brasil integrando o 11º Regimento de Infantaria. Tombou na linha de frente em um acidente no dia 20 de fevereiro de 1945. Prestou inestimáveis serviços às tropas brasileiras do Regimento Tiradentes, onde sua memória é venerada, considerando suas virtudes morais e cívicas, modelo de um verdadeiro sacerdote e capelão militar. Serviu à Pátria sete meses e uma semana. Pelo seu amor destemido a Pátria, como soldado de Cristo, foi instituído Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército no dia 28 de fevereiro de 1946.

0 comentários: