quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Leonardo Matte será levado a Júri Popular

A Justiça aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público, considerando que Leonardo Matte deve ser submetido a Júri Popular. Matte é acusado de assassinar a namorada com um golpe de faca, em 20 de setembro deste ano. O jovem disse em audiência não ter tido a intenção de matar e que a briga começou porque Leonardo queria ir embora da festa onde estavam. O júri ainda não foi marca do. 

Processo 
Diz no processo que Leonardo Matte, nascido no dia 16/05/1980, no dia 20 de setembro de 2012, quinta-feira, por volta das 18h, em via pública, na Rua General Hipólito, próximo à esquina com a Rua Íris Valls, fazendo uso de uma faca, matou a vítima Ana Carolina Prati Collazzo, contra ela desferindo golpe na região do pescoço, causando-lhe o óbito. Na ocasião, o denunciado Leonardo e a vítima Ana Carolina, que eram namorados, estavam em um piquete, em meio a amigos, confraternizando. Então, o denunciado passou a insistir com Ana Carolina para que fossem embora do local, ao que esta manifestava desejo de ali permanecer. Na sequência Leonardo e a vítima saíram em direção á via pública. Já no passeio público, o denunciado agarrou Ana Carolina pela cabeça e, ato contínuo, aplicou-lhe potente golpe contra o pescoço, matando-a. O crime foi cometido por motivo fútil, ou seja, apenas pela razão de que o denunciado queria ir embora do local e a vítima externava desejo de ali permanecer. 
Outros sim, o crime foi cometido mediante meio cruel, pois o denunciado impingiu à vítima intenso sofrimento físico e psíquico, pois mesmo depois de atingida à faca no pescoço, a vítima agonizou por alguns momentos, caminhando em busca de socorro, vindo a morrer instantes depois. Também, o crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, tendo em vista que, namorada do denunciado, não esperava a vítima ser por ele mortalmente atacada a facada, e também por ter segurado a vítima para, ato contínuo, golpeá-la, restando vulnerada a possibilidade de se defender diante da agressão. Por fim, o crime foi cometido com violência contra a mulher.

Testemunhas 
A testemunha L.L.F. contou que estava em frente a sua casa quando ouviu um pedido de socorro, sendo que olhou para o lado e visualizou o réu segurando a vítima pela cabeça vindo a desferir contra ela um golpe de faca na região do pescoço. Disse que mesmo ferida a vítima ainda caminhou em direção ao piquete onde estavam seus amigos. 

P.S.R. apresentou versão semelhante, evidenciando que também ouviu o grito de socorro emitido pela vítima, sendo que visualizou o acusado Leonardo Matte desferindo um golpe de faca contra o pescoço de Ana Carolina, não sem antes segurá-la pela cabeça. Contou que viu a vítima ferida segurando o corte com a mão indo em direção ao piquete onde estavam seus amigos. 

D.H.S da S., disse que estava em frente a sua casa que ficava nas proximidades do local onde foi montado o piquete frequentado pelo acusado, Ana Carolina e amigos deles, sendo que por volta das 18h percebeu que Ana Carolina vinha saindo do local acompanhada pelo réu que caminhava um pouco atrás dela, tendo percebido que eles discutiam. Asseverou que caminhou em direção ao casal e ouviu o pedido de socorro de Ana Carolina e logo em seguida viu o acusado segurando-a pela cabeça e desferindo contra ela um golpe de faca na região do pescoço. Narrou que viu Ana Carolina adentrando no piquete, sendo que permaneceu ali na frente durante algum tempo, tendo questionado sobre o estado de saúde dela e obtido resposta de que ela estava mal, resolveu ele próprio socorrê-la com a ajuda de outras pessoas que ali estavam. 

As demais testemunhas, amigos do casal, que estavam no local não viram o momento do golpe, apenas escutaram o grito de Ana Carolina pedindo por socorro. Referiram também que a discussão do casal se iniciou porque Leonardo queria ir embora enquanto que Ana Carolina pretendia ali permanecer. 
O acusado não nega a ação delitiva, porém referiu que não lembra de detalhes do acontecido. Confirmou que a discussão se deu em razão do desejo dele de ir embora, situação com a qual a vítima não concordava. Evidenciou que havia recebido uma ligação telefônica de sua mãe que lhe disse que seu pai estaria com os pés inchados, tendo ele se preocupado, pois pensou que poderia ser algum problema de pressão arterial, motivo pelo qual queria ir embora. 


O Juiz acatou as três qualificadoras solicitadas pelo MP.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esse verme tem mais é que apodrecer na cadeia !
Fico imaginando quando sair da cadeia e acabar cruzando o caminho de outra jovem...por isso é interessante que esse crime não fique impune e a CARA desde verme não saía na mídia e nem tampouco de nossa memória, pois amanhã pode ser alguém da sua família a próxima vitima !