segunda-feira, 4 de julho de 2011

Painel - Ed. 1844

Competência
Parece mentira, mas 14 dias após um acidente ter vitimado a sinalização de uma das mais importantes esquinas da cidade, entre as ruas Duque de Caxias e Dr. Maia, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos ainda não conseguiu restaurá-la.

Competência II
E também não conseguiu estabelecer uma sinalização adequada que, ao menos, minimizasse os acidentes que se repetem, com riscos constantes a motoristas, e também a pedestres. Certamente estão esperando que alguém perca a vida ali.

Conta d’água
Tem muito malandro pensando que não precisa mais pagar a conta da Corsan. Abram o olho. Calote não.

Niver
A forasteira Rede Vivo, oriunda de Santa Maria, embora ainda não tenha conseguido mostrar a que veio, comemorou no último sábado um ano de Uruguaiana. A escassa clientela foi bem tratada, com pipoca e cachorro quente. Parabéns.

Mesa farta
Embora nas conversas de esquina se encontre mais “pé rapado” do que arrozeiro reclamando do preço do arroz, o produto nunca esteve tão gostoso, e farto, na mesa da população. Algumas marcas custam menos de R$ 1 o quilo nas gôndolas dos supermercados. E se depender de Dilma, o todo poderoso mercado vai continuar mandando no preço.

Mesa farta II
A propósito, mesmo com preços aviltantes, os arrozeiros estão engajados na preparação do plantio. Por certo, estão de olho nos prejuízos com a safra vindoura.

Moral de cuecas
Toda empresa nova que se estabelece em Uruguaiana tem, por obrigação, oferecer acessibilidade, mas muitos órgãos da administração municipal não oferecem essa condição aos usuários. O segundo andar da Prefeitura, um exemplo; o Caps, outro; o segundo andar da secretaria de Saúde, também – lá, por exemplo, os alquebrados e os velhinhos que precisam de requisições, encaminhamentos, e até remédios, precisam rastejar na escada em busca de atendimento. Assim como Lula, Felice também não deve saber de nada disso.

Prejuízos à fronteira
O João Baptista Goulart confirmou que dos delegados de Uruguaiana poderá ser transferido a Alegrete nas próximas semanas. Segundo Goulart, o delegado da cidade vizinha pediu transferência, alegando problemas pessoais.

Prejuízos à fronteira II
Não se sabe ainda qual delegado deixará a cidade. O titular da Defrec, Thiago Carrijo, disse que não tem intenção de deixar o município; Jader Duarte assume haver a possibilidade de sua transferência, mas também diz que identifica-se com a cidade. Além da transferência, dois delegados aprovados num concurso, também estariam de malas prontas. Dos sete, dois ou três fecharão em Uruguaiana.

Grenal da solidariedade
Uma Kombi lotada de agasalhos. Este foi o resultado principal do Grenal da Solidariedade promovido pelo vereador Ronnie Mello no final de semana. Os gremistas venceram os colorados por 8 a 7, mas os grandes vencedores do evento foram os uruguaianenses carentes.

Consulta Popular
Uruguaiana escolheu na tarde de ontem, as demandas que integrarão a Consulta Popular 2011. Dez opções foram colocadas a votação e três delas escolhidas. As demandas escolhidas serão votadas pela comunidade ainda neste mês. O setor mais votado receberá verba do Governo Estadual. No ano passado, através da Consulta Popular, a Corporação de Bombeiros, recebeu a doação de uma ambulância, a qual está parada no pátio da Instituição, aguardando concerto.

Inauguração
O Ministério Público do Trabalho (MPT) inaugura novas instalações em quatro unidades no Interior do Rio Grande do Sul: Pelotas, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana e Novo Hamburgo. No município, a inauguração acontece nesta quarta-feira, 6, às 17h30min, na rua General Bento Martins, 2497, conjunto 1602 (edifício Dom Félix). A abrangência local é sobre dez municípios: Alegrete, Barra do Quaraí, Garruchos, Itaqui, Maçambará, Quaraí, Sant'Ana do Livramento, Santo Antônio das Missões, São Borja e Uruguaiana.

Arraial
A Escola de Samba Os Rouxinóis realiza festa julina no próximo domingo. O evento será na sede dos verdes.

Imperadores do Sol
A Escola de Samba Imperadores do Sol realizou no domingo à tarde, a sua festa em homenagem a São João. Houve mateada e bancas com brincadeiras.

Dia de campo
No dia 30 de junho, foi realizado um dia de campo, na localidade de João Arregui, na propriedade da produtora Márcia Pedrazzi Fumagalli, sobre cultivo de noz pecã. Esta propriedade foi uma das pioneiras no cultivo de nogueiras no município de Uruguaiana. A partir deste primeiro cultivo, outras propriedades estão ingressando na atividade, tanto em Uruguaiana quanto na Barra do Quarai. O dia de campo teve como objetivo visualizar o pomar implantado e nivelar informações a respeito do cultivo, bem como observar a tecnologia de ponta empregada nesta propriedade.

Água
A Corsan informa à comunidade que a última conta de água cobrada pela Companhia será baseada na média de consumo dos últimos seis meses. Os consumidores receberão a fatura nos próximos dias. A fatura da Foz do Brasil será remetida a partir do dia 24, quando a empresa completará um mês de atividades em Uruguaiana.

0 comentários: