quinta-feira, 26 de outubro de 2017

DPCA: Adolescente desaparecida é localizada em São Paulo

Crédito: Gabriela Barcellos/JC
A adolescente desaparecida na última quinta-feira, 19/10, foi localizada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), chefiada pelo delegado Enio Tassi. A menina de 16 anos foi encontrada na cidade de São Paulo (SP), acompanhada do ‘namorado’ e, a partir de uma negociação a cargo do inspetor Alexandre Lemos, deverá retornar à cidade nos próximos dias.
A adolescente fora vista pela última vez por volta de 14h de quinta-feira, em casa. A família comunicou o desaparecimento à polícia e, imediatamente agentes da DPCA deram início a diligencias.
Os policiais apuraram que a adolescente estava em um ‘relacionamento virtual’ com um jovem de 20 anos, natural de São Paulo, e que seus pais não aprovavam tal atitude. A partir da lista de contatos da menor em uma rede social, conseguiram identificar o ‘namorado’, e localizar a família dele na capital paulista. Os primeiros contatos foram feitos com os pais do rapaz e deu-se início as negociais para que a menor, primeiramente, entrasse em contato com a família e com a polícia a fim de garantir que estivesse bem. Na terça-feira, 24/10, a DPCA soube que ‘os namorados’ chegaram à cidade de São Paulo e uma nova rodada de negociações com a família do rapaz ocorreu. Por fim, os pais do jovem concordaram em auxiliar no trabalho policial, convencendo a menor a contatar os pais e os policiais em Uruguaiana. Já com a localização exata, a certeza de que a menor está em segurança e com seu retorno à Uruguaiana alinhavado com auxílio do Inspetor, a família da adolescente irá busca-la na capital paulista.
A DPCA conseguiu apurar que o ‘namorado’ veio buscar a adolescente, inclusive foram localizadas testemunhas que o viram durante sua estada em Uruguaiana. De acordo com o Delegado, ele responderá por subtração de incapazes, crime previsto no artigo 249 do Código Penal: “Subtrair menor de 18 anos ou interdito ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude de lei ou de ordem judicial”.
Gabriela Barcellos

1 comentários:

Ana Lidia Ferreira disse... [Responder comentário]

Que sirva de alerta aos pais de outras pessoas. Aos pais que dizem meu filho (a) não saem nem encomodam, passam so no computador. Sem noção de tudo que se passa na internet. Fiquem atentos.