quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Concurso da Brigada: Edital deverá ser lançado até a próxima semana

A expectativa é de que até a semana que vem seja lançado o edital para o concurso da Brigada Militar, com 4 550 vagas. Na semana passada, foi publicado no Diário Oficial do Estado o termo aditivo ao contrato para prestação de serviços de organização do concurso público e divulgadas as cidades que serão aplicadas as avaliações: Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) é a organizadora do certame. Serão oferecidas 4 100 vagas na graduação de Soldado QPM1 (Polícia Ostensiva) e 450 (quatrocentos e cinquenta) na graduação de Soldado QPM2 (Bombeiro Militar).
De acordo com o Departamento Administrativo da BM, o efetivo está muito aquém das necessidades. O ideal seria 37 mil oficiais em serviço, no entanto, o Estado possui apenas cerca de 20 mil policiais militares.
ExigênciasO edital de concurso da Brigada Militar/RS 2017 contará com vagas para Soldado. Para concorrer a uma das vagas de Soldado, será necessário o nível médio completo, 1,65m de altura para homens e 1,60m para mulheres, Carteira Nacional de Habilitação (CNH – “B”) e ter até 25 anos. A expectativa é que o salário seja de R$ 3.135,32.
AvaliaçõesO último concurso para a BM ocorreu em 2014, com 1 600 vagas para o cargo de Soldado. Na época, o concurso foi composto por exame intelectual (prova objetiva), exames de saúde, capacitação física, psicológico e curso de formação. A prova objetiva contou com 50 questões, totalizando 100 pontos, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos deviam atingir pelo menos 50 pontos para serem aprovados, e, no mínimo, um acerto em cada matéria.
As avaliações devem conter: prova de língua portuguesa, prova de matemática, prova de direitos humanos e cidadania, constituição federal, prova de conhecimentos gerais, prova de informática, além da avaliação física. O teste de aptidão física (TAF) inclui exercício abdominal, exercício de flexão na barra, exercício de apoio e corrida.
Gabriela Barcellos

0 comentários: