sexta-feira, 29 de setembro de 2017

PM de folga mata adolescente que apunhalava desafeto

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Uma briga entre seis pessoas deixou dois feridos e um adolescente morto, na madrugada de ontem, 28/9, na esquina das ruas Duque de Caxias e General Hipólito. O fato ocorreu por volta de 4h30min.
De acordo com testemunhas, a briga teve início dentro do bar Mr. Dan, quando cinco rapazes investiram contra um outro jovem. O grupo foi colocado para fora e, já na calçada, Arthur Gabriel Scewald do Prado, de 17 anos, atacou Jonas Neymann Rodrigues, lhe esfaqueando cerca de oito vezes. Um policial militar que estava no local, e não estava de serviço, interveio. Em depoimento à Polícia Civil, o brigadiano contou que mandou que Arthur cessasse a agressão contra Jonas, e que efetuou um disparo de alerta para o chão. O adolescente, porém, o ignorou. Foi então que o BM efetuou um segundo disparo, este na direção de Arthur, lhe atingindo fatalmente. O adolescente morreu na hora e seu corpo permaneceu no local até a chegada da perícia e processamento da cena, que teve fim por volta de 10h.
Além de Jonas, Henrique Pinto de Souza, ficou ferido. Ao ver o amigo caído ao chão ele socou um vidro e acabou com corte bastante grave na mão direita, mas não corre risco de vida. Já Jonas, até o fechamento desta edição continuava internado, em estado estável, mas expirando cuidados, e aguardava nova avaliação neurológica.

Vítima fatal
Arthur Gabriel tinha passagens pela polícia como menor infrator, e recentemente respondeu a um procedimento de apuração de ato infracional (nome formal do inquérito policial quando suspeito ou vítima são menores de idade) por homicídio. Ele acabou sendo indicado pelo delegado Enio Tassi outros atos infracionais, que não o homicídio.

Investigações
A partir do fato, três procedimentos foram instaurados, dois deles pela Polícia Civil e um pela Brigada Militar. De acordo com o comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf), um inquérito policial militar por homicídio, irá apurar os fatos no que tange a conduta do Policial. Tal procedimento tem o prazo de 40 dias, prorrogáveis por mais 20 dias. Até a conclusão do procedimento, o policial permanecerá afastado das funções. A arma utilizada pelo PM, sua Taurus calibre .40, de serviço, foi recolhida.
Tassi instaurou um inquérito policial que também irá apurar o homicídio de Arthur Gabriel. Na tarde de ontem, o Delegado requisitou a arma do PM, a fim de encaminhá-la à perícia.
Também instaurou um procedimento de apuração de ato infracional, na qual o menor é um dos acusados, e que apurará a tentativa de homicídio contra Jonas. Ambos tramitarão na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que agora trabalha para identificar os demais agressores.



Gabriela Barcellos

0 comentários: