sábado, 9 de setembro de 2017

CDL e BM debatem estratégias para segurança no comércio

Uma reunião entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) discutiu estratégias de segurança para o comercio de Uruguaiana. O encontro ocorreu na sede da CDL, com a presença do major Gerson Corrêa de Mello e do capitão Leandro Bastos.
Nos últimos meses, o comércio de Uruguaiana vem sendo assolado por constantes assaltos e arrombamentos principalmente na região central da cidade. Com ações planejadas, assaltantes arrombam portas e quebram vidraças principalmente em momentos de baixo ou nenhum movimento nas ruas. Os bandidos levam produtos e equipamentos de lojistas que ficam apenas com o prejuízo e sensação de impunidade. Nos últimos dias, só no Centro, foram 8 arrombamentos de lojas.
Para o Major, uma saída real são ações conjunta com a sociedade. Ele chama a atenção para operações coordenadas entre os poderes públicos, a sociedade civil e entidades que vão desde estratégias de abordagem de suspeitos à iluminação pública, policiamento comunitário e poda de árvores. “Nestes últimos dias, nós dobramos a ronda das motocicletas no centro da cidade, reorganizamos nosso efetivo para que o maior número possível de policiais fique nas ruas e fizemos um trabalho de monitoramento através de câmeras, só esse esforço já trouxe resultados com autuações e apreensões de mais de dez armas de fogo desde a semana passada”, afirmou.
Ele ainda ressalta para a importância de a sociedade civil também tomar parte nessa questão como a CDL Uruguaiana procura fazer munindo a polícia com informações e pressionando no campo político por melhorias das forças de segurança.
“A CDL Uruguaiana está se colocando à disposição dos órgãos de segurança naquilo que a entidade tem capacidade e competência para fazer. Entendemos, dentro deste contexto, que a violência é um problema que nos une e ações coordenadas são essenciais para melhorarmos a segurança do comércio em nossa cidade e, principalmente, vencer o medo da insegurança”, disse a presidente da entidade, Luciane Lopes.
Com a reunião, foram traçadas algumas linhas de ação para conter o avanço da onda de violência no comércio. Além de um compromisso com a pauta de segurança pública, a CDL Uruguaiana se coloca à disposição no fornecimento de informações e estruturas para melhoria do policiamento como, há poucos dias, reformou uma viatura da polícia. A ideia é, a partir deste encontro, promover estratégias de segurança entre os lojistas, os órgãos de segurança do município e do estado.
Com informações da Imprensa CDL.

0 comentários: