quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Secretaria de Saúde elabora Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher

Créditos: ASCOM/PMU
Na manhã de segunda-feira, 14/8, ocorreu a cerimônia de entrega de 100 unidades impressas do Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que serão distribuídas para os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A ideia da criação do manual de normas e protocolos de atendimentos para os profissionais de saúde é baseada no manual do Ministério da Saúde, aliada a preocupação de elaborar um roteiro prático que sirva para nortear as ações dos profissionais da área, garantindo um atendimento com qualidade e, ao mesmo tempo, autorizado pelos órgãos competentes na fiscalização desses profissionais com o objetivo de diminuir a mortalidade de gestantes e bebês no município.
As capacitações estão acontecendo desde março com Planejamento Familiar (pré-natal, anticoncepcionais, laqueadura, colocação de DIU). O objetivo é organizar a rede de atenção básica nessas demandas, dessa forma todos os trabalhos visam reduzir a mortalidade infantil.
O material foi elaborado pela médica Rita Fossati Evaldt; enfermeira Marcia Arend, coordenadora da equipe de Estratégia; enfermeira Alessandra Quintana Kovalski, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher; e revisado pela Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu.
De acordo com a médica Rita Evaldt, a proposta é melhorar o atendimento na rede básica. “Acredito que no final vamos ter um saldo muito positivo”, disse.
“A maternidade da Santa Casa tem sido tratada com muito carinho. Acredito que no final do ano já tenhamos profissionais dessa área interessados em vir para a cidade a fim de compor esse corpo clínico, em especial da maternidade. Vamos ativar o quanto antes a Liga Acadêmica de Combate à Mortalidade Infantil da Unipampa e teremos aí muitos multiplicadores dessa ideia”, afirmou o médico Diego Kleinubing.
A secretária Thaís Aramburu, falou sobre a entrega dos protocolos. “Temos um ideal que é de realmente mudar a saúde de Uruguaiana para dar qualidade de vida para a nossa população. Até o final do ano vamos ter toda a assistência necessária”, comentou.

0 comentários: