quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Abigeato: Força tarefa completa um ano com excelentes resultados

 Ontem, 1/8, a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil, que é coordenada pelo delegado titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana, Adriano Linhares, completou um ano de atividade.
Neste período, foram desarticuladas quadrilhas especializadas no furto abigeato, presas mais de uma centena de pessoas e muitos animais ainda foram recuperados vivos e devolvidos aos donos. A ação vem ocorrendo em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Entre os crimes mais enfrentados pelo grupo então, além do abigeato, a receptação, comércio de carne oriunda do abigeato e estelionato contra produtores rurais.
A FT foi criada com o objetivo de combater os elevados números de abigeatos e demais crimes praticados contra produtores rurais e demais trabalhadores do campo, e que geram enorme prejuízo econômico ao Estado. De acordo com levantamento da secretaria de Segurança do Estado, a FT é responsável pela redução dos crimes de abigeato em 27%.
Ações
Ao longo deste um ano de trabalho, foram 116 prisões de criminosos que atacaram produtores e trabalhadores do campo e desarticulação de 17 quadrilhas de abigeato (furto de vaca, cavalo e ovelha). Entre elas está uma organização que atuava há décadas na metade sul do Estado, especializada em carnear em média seis animais bovinos em cada ação criminosa. Juntas, as quadrilhas utilizavam carros roubados e foram responsáveis pelo furto na forma de carneada de pelo menos 800 animais bovinos/ovinos na metade sul do Estado. 
Entre as ações Linhares destaca o desmantelamento da organização criminosa liderada pelo abigeatário Edson Rosa. “Sem dúvidas a maior organização de abigeato do Rio Grande do Sul que se tem notícia. Essa organização era responsável pelo furto de mais de mil animais bovinos por ano, onde utilizando caminhões boiadeiro furtavam gado e os levavam direto para frigoríficos, em especial o matadouro Santa Rosa em Arroio dos Ratos”, conta. A quadrilha foi desarticulada através da operação denominada ‘Cooptare’, que ao longo de dez meses resultou no cumprimento de 45 prisões preventivas de abigeato.
Em ações da FT foram recuperados 843 animais, 403 animais foram restituídos para vítimas de abigeato. Houve ainda a apreensão de 53 armas; onze carros roubados/furtados e utilizados por quadrilhas e outros 14 apreendidos por estarem sendo utilizados para crimes no campo; e 13 caminhões, dois quais três eram clonados.
Foram mais de 35 toneladas de carne apreendida ao longo das investigações e mais de 15 mil animais bovinos foram inspecionados em propriedades rurais de indivíduos investigados por abigeato. “É importante destacar que, durante o período em que vem atuando a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais Abigeato já retirou de quadrilhas que atacam os produtores rurais (entre carros, carne, animais, armas, contêineres, máquinas, caminhões, entre outros) aproximadamente R$ 6 milhões, valor que deverá ser utilizado para restituir as vítimas”, diz Linhares.
Pelos bons resultados, a FT deverá ser mais uma vez prorrogada pelo Governo do Estado. “Em todos os locais onde fomos solicitados, conseguimos dar uma resposta satisfatória a comunidade. E, ainda há ações em andamento, que garantirão uma resposta ainda maior no combate a estes crimes”, garante Linhares.
Além de Linhares, integram a o grupo os inspetores de polícia Marcelo da Costa Vidal e Patrício Jardim Antunes; os escrivães Márcio Bruno Pereira dos Santos; Flávia Domenech Silva Delabary e Daniel Cardoso Nunes; e os comissários Renato de Paula Cabrera e George Neri Pautes Batista. “Está e uma equipe extremamente capacidade e especializada na investigação destes crimes, que age com precisão, agilidade e qualidade de trabalho”, finaliza o Delegado.
Gabriela Barcellos

0 comentários: