quinta-feira, 20 de julho de 2017

Vereadores buscam volta da polícia montada em Uruguaiana


Os vereadores Clemente Corrêa (PSDB) e Zulma Ancinello (PR) estão buscando a retomada do serviço de policiamento montado em Uruguaiana. A reivindicação já foi apresentada ao tenente coronel Adilomar Jacson Silva, comandante do 2º Regimento de Polícia Montada e que atualmente responde pelo comando regional da Brigada Militar, em reunião com Clemente na semana passada.
De acordo com Clemente, o trabalho ainda está em fase de coleta de dados, mas em breve, os vereadores deverão oficializar o pedido junto ao comando da BM e secretaria estadual de Segurança Pública (SSP). “Uruguaiana já possuía este serviço, que assim como o esquadrão de policiamento aéreo, foi removido daqui sem explicações. Estamos buscando saber o que motivou a desativação do serviço e a possibilidade de ele ser reimplantado”, explica. O Vereador diz que o regimento poderá garantir melhores condições de atuação em locais de difícil acesso. “Há locais em que o acesso a cavalo é mais fácil e, portanto, mais produtivo, do que de motocicleta ou de carro. Por isso acreditamos ser fundamental, especialmente em cidade de fronteira, a reativação”.
Apesar de ter reduzido significativamente o investimento nos regimentos montados, a Brigada Militar ainda possui 300 cavalos em serviço. Quarenta deles estão no 2º RPMon, em Santana do Livramento. Há no Estado outros três regimentos de policiamento montado, em Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria. “Entendemos que não existe ‘caro’ quando o assunto é segurança pública, especialmente no momento que estamos vivendo. E mais, o custo para manter o serviço em Uruguaiana não é tão elevado assim, especialmente porque já temos a estrutura física, que fica ao lado da 2ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro União das Vilas”, completa Clemente.
Gabriela Barcellos

0 comentários: