Foi publicado ontem, 19/7, no Diário Oficial do Estado, as primeiras nomeações das mais de mil prometidas pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) para reforçar a Segurança Pública no Rio Grande do Sul.
São 522 novos soldados aprovados em concurso público, aptos e incluídos no serviço ativo da Brigada Militar, no cargo de soldado de 1ª classe. Do total, 421 serão destinados ao policiamento ostensivo nas ruas e 101 ao Corpo de Bombeiros Militar.
Eles se qualificaram no Curso Básico de Formação Policial Militar, iniciado em novembro de 2016, com carga-horária de 1,6 mil horas-aula, distribuídas em 46 disciplinas, incluindo estágios operacionais. Com as formaturas que ocorrem nesta semana até sexta-feira, 21/7, a BM totaliza mais mil novos soldados.
De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, os pequenos municípios terão atenção especial com os novos soldados e o conseqüente aporte de efetivo. Segundo o comando da corporação, 1 060 novos agentes estarão nas ruas a partir de segunda-feira, 24/7, a maior parte deles intensificando o policiamento na capital e Região Metropolitana.
Interior
Para o interior, o critério que vem sendo utilizado pela secretaria de Segurança Pública é a antiguidade, ou seja, policiais que já estão na ativa são os que poderão ser removidos. E a prioridade da SSP é que cidades menores, que possuam menos de cinco policiais militares, sejam comtempladas. Seguindo este critério, Uruguaiana não será contemplada, mas Barra do Quaraí deverá receber novos PMs para fechar um efetivo de cinco policiais.
Uruguaiana
No entanto, a possibilidade de remoção de policiais militares para Uruguaiana não está totalmente descartada. Atualmente, uma lista com o nome de 16 profissionais – 11 policiais e cinco bombeiros – interessados em vir para Uruguaiana está nas mãos do secretário de Segurança Cezar Schirmer. A lista foi levada à SSP pelo vereador Clemente Corrêa (PSDB) em recente reunião, e parte desses profissionais já estão no Banco de Intenção de Transferências (BIT).
Formaturas
Hoje, às 11h, se formam os alunos da EsFES de Montenegro, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, cujo paraninfo é o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Amanhã, às 11h, é a vez das turmas de Porto Alegre e Canoas. A cerimônia também será no Gigantinho.
Gabriela Barcellos
0 comentários:
Postar um comentário