quinta-feira, 20 de abril de 2017

Abamf realiza XII Seminário de Segurança Pública





A Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos servidores de nível médio da Brigada Militar – Regional Uruguaiana, realizou ontem, 19/4, na Câmara de Vereadores, o XII Seminário de Segurança Pública. O evento teve início às 8h30min, e se estendeu ao longo de todo o dia, dividido em dois módulos.
1º Módulo
Inicialmente, o diretor-presidente da Abamf Uruguaiana, vereador Clemente Corrêa fez a abertura do evento e seu vice, Alcemir Rivelino, explicou os objetivos do evento: identificar ao longo das palestras, as deficiências dos órgãos envolvidos na segurança pública presentes com o intuito de elaborar um documento, solicitando providencias às autoridades.
A primeira palestra ficou a cargo do presidente estadual da Associação dos Sargentos, Subtenentes e tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), Aparício Santelano, que participou do evento pela primeira vez. O líder classista falou sobre as propostas de alterações na Lei da Previdência (PEC 287) e suas consequências aos servidores militares estaduais.
Logo após, o promotor de Justiça Vitassir Edgar Ferrareze falou sobre a segurança pública na atual conjuntura nacional, estadual e municipal. Ele iniciou explicando que, em comparação com outras localidades, a segurança pública em Uruguaiana vive uma situação privilegiada, mas destacou que é necessário manter-se vigilante. Também explicou que o controle da criminalidade passa por diversos setores e destacou a importância das ações preventivas, citando projetos que considera de sucesso, como o Programa de Resistência às Drogas (Proerd), da Brigada Militar, e o Bombeiros Mirins.
Logo após, o delegado de Polícia Civil, Enio Tassi, falou sobre ‘as diversas ações de Polícia Civil no combate aos diversos crimes’. Tassi explicou a função da PC dentro da ‘engrenagem da segurança pública’ e as atribuições de cada uma das delegacias instaladas em Uruguaiana. Ele também lembrou da importância da prevenção, citando o controle informal da criminalidade, que passa pela família, escola, igreja e comunidade, e ressaltou a importância das denúncias na elucidação dos crimes e efetiva responsabilização dos criminosos.
Na sequência, o delegado chefe da Polícia Federal, André Luiz Martins Epifânio, falou sobre o ‘tráfico de armas e a possibilidade do porte de arma para residências de fronteira’. Ele mencionou a importância da nossa faixa territorial ser tratada de forma diferenciada, pois, enfrenta uma série de dificuldades ainda maior. Para ele, é possível uma alteração no Estatuto do Desarmamento, garantindo ao morador da fronteira o direito de conquistar o porte de arma.
O policial militar e secretário de Segurança de Pelotas, Aldo Bruno Ferreira, falou sobre a ‘política municipal de segurança e suas ações e o emprego do Grupo de Ação Rápida (GAR) da Guarda Municipal’. Encerrando o módulo, a diretora do Centro de Formação de Condutores (CFC) Uruguaiana, Aparecida Saldanha, abordou a ‘segurança no trânsito’
2º Módulo
O segundo módulo teve início às 14h, com a palestra do comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), tenente coronel Luiz Antônio de Oliveira Floresta, que explanou sobre ‘ações diversas de policiamento ostensivo e preventivo da prevenção e combate ao crime’.
Na sequência, a delegada de Polícia Civil, Caroline Huber, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), falou sobre ‘o contexto do antes e depois no atendimento especializado pela Deam’.
O chefe da 13ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Eduardo Bertão, falou sobre ‘ações de policiamento e aos turistas nas rodovias federais na fronteira’.
Logo após, foi a vez da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do presidente local, advogado Maurício Félix Blanco, que falou sobre ‘a violência na conjuntura nacional e seus reflexos nos estados e municípios’.
A diretora do Centro de Formação de Condutores (CFC) Shaloon, Maraglai Pereira Dias, falou sobre ‘as novas imposições da Legislação de Trânsito’.
‘Os limites da atividade da vigilância privada e sua contribuição com a segurança pública’ foi o tema abordado na palestra do presidente do Sindivigilantes do Sul, José Loreni Dias.
Finalmente, a coordenadora do Conselho Tutelar de Uruguaiana, Andreia Jardim, falou sobre ‘o ato infracional, sua incidência e as reincidências’.

Gabriela Barcellos

0 comentários: