terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Segtram recolhe cavalares soltos na rua

Karine Ruviaro

Cavalos soltos nas ruas são rotina em Uruguaiana. Desta vez, os animais soltos foram flagrados, na manhã de ontem, 20/2, em um ponto de grande movimentação, na Rua 13 de Maio, próxima a Prado Lima.
Além dos transtornos, os animais representam um alto risco de acidentes, tanto para pedestres como para motoristas, visto que eles atravessam calçadas, ruas e vão parar entre os carros. “Essa situação é antiga. Eles sempre vêm ali debaixo, da Íris Valls, da Eustáquio (Ormazabal). Além de ser perigoso para a gente, eles também ficam sob risco. Podem ser atropelados”, comentou a moradora Ledir Silva.
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram), por meio de sua Equipe de Fiscalização de Animais são os responsáveis pelo recolhimento de cavalos soltos e abandonados pelas ruas do município. Situação esta que é comum de se ver diariamente. Segundo o secretário de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes, “a Segtram por meio de suas ações busca dar maior segurança no trânsito e zela pela vida dos animais abandonados pelos proprietários em via pública”.

Punições
Ainda segundo Irani, os animais recolhidos são levados para um terreno próximo a Barra do Quaraí, onde aguardam os seus proprietários por 48 horas. “Se ele aparecer - por cada animal apreendido - é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 66,51”, comenta Fernandes. Caso o dono não apareça para buscar o cavalo, com o tempo, o animal vai para leilão. “Pessoas de diversas cidades vem para cá comprar os animais recolhidos”.
Se verificado caso de maus tratos ao animal, o animal é encaminhado ao órgão competente e o proprietário reponde pelo Crime Ambiental. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
No município, mudanças podem passar a vigorar ainda este ano. “Estamos atualizando a legislação vigente. Queremos uma lei que nos diga como devemos proceder ao recolher os animais, onde devemos guardá-los e como devemos cuidá-los, bem como quais os demais cuidados necessários”, comenta.

Denúncias
Para denunciar maus tratos, assim como, cavalos soltos em via pública, você pode ligar para (55) 996795547 e informar local e situação em que se encontram os animais.

0 comentários: