quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Férias: Chegada de turistas argentinos beneficia varejo no Estado

A combinação de preços mais baixos e praias com água quente e cristalina devem trazer cerca de dois milhões de turistas argentinos para o Brasil neste verão. Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a maior parte deste contingente deve se deslocar para Santa Catarina ou para o litoral gaúcho.
Para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), a estimativa é de que aproximadamente 90% dos turistas oriundos da Argentina ingressem no país pelas cidades fronteiriças de Uruguaiana e São Borja, para depois tomarem o rumo do litoral gaúcho e catarinense. Entre os dias 1º e 27/01, mais de 268 mil argentinos entraram no Brasil por Uruguaiana. Os dados foram divulgados pela Polícia Federal.
Na aduana de Uruguaiana, por exemplo, o número já superou em mais de 40% o registrado no mesmo período do verão passado, o que acaba favorecendo o comércio local, especialmente de hotéis, restaurantes e lojas.
 “A desvalorização do Real em relação ao Peso ajuda a atrair ainda mais turistas argentinos para o Brasil. Mesmo que a maioria opte por ir para Santa Catarina, é importante que os varejistas gaúchos estejam preparados para receber e atender bem estes clientes”, comenta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Os turistas oriundos do Mercosul que ingressam no Rio Grande do Sul são provenientes em sua grande maioria da Argentina (70%), seguidos pelos uruguaios (20%) e paraguaios (10%).
Com informações de: César Moraes

0 comentários: