quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Simur aceita proposta de limitação das RPVs

Em assembleia geral, na tarde de ontem, os funcionários públicos aceitaram a proposta do prefeito Ronnie Mello, de limitar a 20% os sequestros para pagamento de RPVs neste ano.

Gabriela Barcellos

Os servidores públicos municipais associados ao Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur) se reuniram na tarde de ontem, 30/1, em Assembleia Geral Extraordinária - AGE, para deliberar sobre duas propostas apresentadas pelo prefeito Ronnie Mello (PP).
A primeira visa viabilizar o pagamento das requisições de pequeno valor (RPVs), sem inviabilizar financeiramente o município através da limitação dos sequestros judiciais destinados a esta finalidade. A segunda, era a composição dos valores atrasados do Programa de Auxílio à Alimentação ao Servidor Público Municipal (PAAS), criado pelo ex-prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) em 2014, e o restabelecimento do benefício. A pauta da AGE incluía também o repasse de informações quanto a regularização da folha de pagamento do funcionalismo.

RPVs
A proposta do prefeito Ronnie Mello foi limitar os sequestros judiciais para pagamento de RPVs a 20% do valor líquido do orçamento (5% a menos do limite atual) durante o ano de 2017; em 2018, o limite passaria a ser de 25%; e em 2019, o percentual seria novamente negociado entre o Executivo e o Simur.
Enquanto apresentava a proposta, a direção viu resistência por parte de uma parcela de associados, que foi superada com a apresentação do último item da proposta de Ronnie e sua equipe: o Executivo se comprometeu a não apresentar nenhuma proposta de redução do teto das RPV’s, sem prévia combinação com o Sindicato. “A categoria se sentiu respeitada, acolhida e valorizada. A atual gestão adotou outra forma de tratamento e aprovou a proposta”, comentou a vice-presidente do Sindicato, Andrea do Canto.

PAAS
Em relação ao PAAS, a categoria optou por suspender a discussão, pois há um estudo em curso visando identificar a melhor opção para o auxílio alimentação aos servidores. Nos próximos dias será estudada a viabilidade de o município implantar o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), revogando a Lei 4 307/2014, que instituiu o PAAS.

Folha
A direção do Simur transmitiu aos servidores a informação de que o município já possui em caixa a maior parte do valor da folha de pagamento, e há grande possibilidade de o crédito em conta do salário do mês de janeiro ocorrer ainda hoje, 31/1. Os servidores deverão receber, no máximo, no quinto dia útil do mês de fevereiro, integralmente.

0 comentários: