terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Passagem de comando do 22º GAC AP - Grupo Uruguaiana

Na sexta-feira, 13/01, às 22 horas, no Quartel do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado ocorrerá à cerimônia militar de passagem de Comando da Unidade.  O Coronel de Artilharia Marcos Hernandez Barreiros, Comandante desta Unidade de Artilharia do Exército Brasileiro, passará o comando ao Tenente Coronel de Artilharia Eduardo Gonçalves De Araújo. O Coronel De Araújo é natural do Rio de Janeiro e está vindo da Artilharia Divisionária de Porto Alegre.
Criado em 04/06/1831, o 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Grupo Uruguaiana, teve sua origem no Corpo de Artilharia a Cavalo. Mudou de nome várias vezes, contudo, consagrou-se como 1º  Regimento de Artilharia a Cavalo, durante as guerras contra Oribe e Rosas, na guerra do Paraguai. Neste último conflito, tomou parte no cerco que resultou na rendição do Gen Estigarribia do Exército Paraguaio e a consequente retomada da Vila de Uruguaiana, já em setembro de 1865.
Em 16/05/1925, é transferido para este município, vindo de Alegrete, com a denominação de 17º Grupo de Artilharia a Cavalo, ocupando as atuais instalações. Por mais três oportunidades, muda de denominação, passando, finalmente, em 1968, a chamar-se 22º Grupo de Artilharia de Campanha. Em 1972, o Exército Brasileiro concede a denominação Grupo Uruguaiana, baseado na participação que teve na retomada de Uruguaiana, bem como pela perfeita integração hoje existente com a cidade que o abriga. Na data de 06/09/1995, a Unidade foi agraciada com a medalha de Ouro da Cidade de Uruguaiana. Em 01/01/2005, passa a 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado recebe como armamento o obuseiro autopropulsado.

0 comentários: