quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Prazo para saque do abono salarial 2014 vai até o dia 29

O prazo para o saque do Abono Salarial ano-base 2014, no valor de um salário-mínimo (R$ 880), termina na próxima quinta-feira (29). Cerca de 76% dos trabalhadores que têm direito, 920.432 pessoas, ainda não retiraram o benefício nas agências bancárias.
O trabalhador que possui Cartão Cidadão e senha registrada pode fazer o saque em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica e casas lotéricas até o dia 30, data em que as agências bancárias estarão fechadas.
Segundo informações do Banco do Brasil e da Caixa, o valor de R$ 811.450.327,94 ainda não foi retirado.
Neste ano, estão sendo pagos dois benefícios: a primeira parcela do ano-base 2015 e a segunda do ano-base 2014. Por isso, na hora de sacar o benefício, o trabalhador precisa dizer de qual ano ele faz parte.
Quem tem direito
O Abono Salarial ano-base 2014 é pago para inscritos no PIS/Pasep há cinco anos ou mais e que trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos.
Também é preciso ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para conferir se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar o portal do Ministério do Trabalho. Basta inserir CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento para fazer a consulta. Outra opção é a Central de Atendimento Alô Trabalho, que atende pelo número 158 e também dá informações sobre o PIS/Pasep.
Se o trabalhador verificar que tem direito ao abono do ano-base 2014 na relação do Ministério do Trabalho, mas receber uma informação diferente na agência bancária, deve pedir que o atendente faça uma nova consulta, a partir do CPF, e que atualize os dados cadastrais do PIS ou Pasep.
“Se o nome do trabalhador aparecer na lista de beneficiados do Ministério do Trabalho, ele, com certeza, tem direito ao benefício”, destaca Márcio Borges.

0 comentários: