quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

OAB e Câmara debatem segurança pública

Gabriela Barcellos

Uma audiência pública para tratar sobre a segurança pública no município foi realizada na manhã de ontem, 30/11, na Câmara de Vereadores. A proposição foi da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Uruguaiana. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Parlamento, vereador Adalberto Silva, e os trabalhos foram coordenados pelo presidente local da Ordem, advogado Maurício Félix Blanco.
A audiência pública é parte de um programa que vem sendo desenvolvido pela Ordem gaúcha a fim de que seja instalada uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa, buscando tratar da crise na área, verificar o que está sendo feito pelo governo e o que pode ser incrementado. O objetivo, portanto, não foi o de cobrar dos órgãos de segurança, mas sim de diagnosticar as áreas que precisam de atenção a fim de melhorar os serviços, e consequentemente diminuir a violência testemunhadas por todos nós. A mesma audiência está sendo realizada em outras cidades e um documento diagnóstico deverá ser elaborado para dar ‘força’ ao pedido de instalação da CPI, já protocolado pela OAB na AL.
Ao longo do encontro, ocorrido no plenário do Palácio Borges de Medeiros, cada um dos órgãos de segurança presentes falou de suas necessidades e, a palavra também foi colocada à disposição da plateia, que se manifestou destacando a insatisfação com a insegurança no município.
Estiveram presentes, representando o Ministério Público o promotor Edgar Vitassir Ferrareze; representando a Polícia Federal o delegado André Luiz Epifânio, o secretário de Segurança e Trânsito do município, Clemente Corrêa, representando o Prefeito e o advogado Edson Rebés, representando a OAB. Já o Parlamento esteve representado pelos vereadores progressistas Irani Fernandes, Josefina Soares e Ronnie Mello, prefeito eleito, e pelo peemedebista Rafael Alves.

0 comentários: