Nesta semana, a Secretaria de Segurança do Estado apresentou os dados registrados de janeiro a outubro deste ano, no que diz respeito a violência contra a mulher. Conforme a SSP, de janeiro a setembro deste ano houve redução de 32,4% dos femicídios em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2013, no período, foram assinalados 74 casos. Este ano, até setembro, a SSP registrou 50.
O número de estupros também diminuiu em 14,9%. Nos primeiros nove meses de 2013, foram assinalados 930 casos. No mesmo período deste ano, houve redução para 791. Os resultados positivos foram obtidos com um conjunto de ações voltadas à segurança das mulheres, da SSP, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e de ações conjuntas e transversais com outros poderes e órgãos de governo. A SSP garantiu R$ 11 milhões para a Rede de Atendimento para a Violência Doméstica e Familiar, com recursos, inclusive, para 2015.
Conforme a titular da Delegacia da Mulher de Uruguaiana, delegada Caroline Huber, apesar nos altos índices de Maria da Penha no município, os registros realizados pela Polícia Civil demonstram a diminuição de estupros e femicídios também aqui. Ela destaca que no ano de 2014 não tivemos femicídios registrados, tampouco casos de estupros confirmados. Conforme a delegada, avaliar os dados em relação aos estupros é mais complicado e vai além dos números, já que a maioria das vítimas prefere sofrer calada com medo da exposição. A Delegacia da Mulher funciona no 3º andar da Delegacia de Pronto Atendimento.
0 comentários:
Postar um comentário