quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Prefeitura debate a questão do lixo e possíveis soluções

A Prefeitura Municipal realiza nesta terça-feira, 25/11, o I Seminário Buscando Alternativas para a Problemática do Lixo. O evento acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a partir das 8h e é organizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema). Estarão presentes diversas autoridades da área. Entre os convidados estão o biólogo Jackson Muller, mestre em bioquímica e doutorando em Diversidade e Manejo da Vida Silvestre pela Unisinos e Cesar Arenhart, engenheiro sanitarista, além de representantes da Federação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Haverá ainda a participação do Grupo de Assessoramento para Debate e Sugestões, criado pelo prefeito Luiz Augusto Schneider e formado por 20 entidades/órgãos de Uruguaiana.
A programação inicia com um histórico sobre o problema em Uruguaiana, a cargo do diretor de Meio Ambiente da Sema, biólogo Luis Bortoluzzi, que também preside o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (Consemma). Em seguida haverá a manifestação do Ministério Público Estadual. Na seqüência o engenheiro sanitarista César Arenhart falará sobre Modelos de gestão de serviços de limpeza pública, seguido de espaço para debate.
Pela parte da tarde, o biólogo Jackson Muller fala sobre Gestão de resíduos sólidos urbanos: desafios e oportunidades da Lei 12.305, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, seguido de espaço para debate. Logo após haverá a manifestação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que abordará a situação do encerramento de lixões no Rio Grande do Sul e licenciamento dos aterros sanitários, explicando a situação de Uruguaiana. Em recente reunião com o órgão estadual, o Prefeito recebeu informações sobre a atual situação, que não é positiva.
O seminário terá ainda a exposição das empresas sobre as tecnologias de transformação de resíduos sólidos disponíveis no Brasil, em execução ou em fase de implantação. O final do evento acontece com uma mesa redonda com os palestrantes e expositores.

0 comentários: